Teresópolis toda na Internet

 

 

Festival de Música Clássica termina neste domingo
(clique nas fotos para ampliar)

Uma semana com grandes músicos

Os músicos Glauco Baptista, ao piano, e Sérvio Túlio - Clique para ampliar - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 09/04/2010 - Iniciado na última segunda-feira, 5 de abril, vai até este domingo, dia 11, o 2º Festival de Música Clássica de Teresópolis, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

>> Veja também: Schumann e Noel abriram o II Festival

Na noite de quarta-feira, 7, foi a vez do Festival de Música Clássica prestigiar os artistas locais, com apresentação dos músicos professores da Secretaria de Cultura. Nesta quinta, 8, foi a vez do Trio de Metais da UniRio. E chega o momento dos grandes concertos, que serão realizados no fim de semana, na Matriz de Santa Teresa e na Praça Olímpica, todas elas com entrada gratuita.

O violonista Jorge Péculas - Clique para ampliar - Foto: Cláudio FurtadoNa noite da última quarta, 7, a plateia do Teatro Municipal se extasiou com a apresentação dos músicos e professores da Secretaria de Cultura. O concerto foi dividido em duas partes. No primeiro ato, os violonistas Geremias Cruz, Júlio Alecrim e Marcos André se revezaram e apresentaram números como ‘La Catedral’, de Augustín Barrios, e ‘Trenzinho Caipira’, de Villa-Lobos.

Já no segundo ato, foi a vez do violonista Jorge Péculas, do pianista Marcus Wolff e do tenor Ricardo de Oliveira, regente do Coro Municipal, que apresentaram canções de diversos países. Destaque para as canções francesas, como ‘Hymme a L’Amour’, de Piaf e Monnot, e para as indianas, como ‘He Nobina’, para as quais Marcus Wolff lançou mão do harmonium, um instrumento musical típico da Índia.

Os violonistas Júlio Alecrim, Geremias Cruz e Marcos André - Clique para ampliar - Foto: Cláudio FurtadoMais uma vez, o público interagiu com os músicos e aplaudiu de pé o concerto. “Foi uma grande satisfação assistir aos artistas de Teresópolis. Os músicos mostraram versatilidade tanto no repertório como nos tipos de instrumentos. Além disso, foi fundamental a explicação sobre o contexto histórico de cada música apresentada. A Secretaria de Cultura está de parabéns por tão valiosa iniciativa”, elogiou a professora Raquel Lobo, que assistiu à apresentação.Casa cheia todos os dias durante o 2º Festival de Música Clássica - Clique para ampliar - Foto: Cláudio Furtado

Na quinta, 8, foi a vez do Trio de Metais da UniRio, com os músicos Nailson Simões, no trompete, Luis Garcia, na trompa, e João Luiz Areias, no trombone.

Com uma belíssima apresentação, o trio substituiu o grupo Sina Nomine, atração prevista inicialmente na programação e que ficou impossibilitada de se apresentar devido à enchente ocorrida no Rio de Janeiro.


O pianista Marcus Wolff e o tenor Ricardo de Oliveira - Clique para ampliar - Foto: Cláudio FurtadoNesta sexta, 9, será realizado o último concerto no Teatro Municipal, com o Grupo Camerístico da UniRio, às 19h. E depois disso, será a vez dos grandes concertos, a serem realizados neste sábado e domingo, dias 10 e 11, na Matriz de Santa Teresa e na Praça Olímpica Luis de Camões, sempre com entrada gratuita.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o festival está sendo um sucesso. “O público tem comparecido todos os dias, prestigiando inclusive os artistas de Teresópolis. E mais do que isso, todos têm saído satisfeitos. Agora virão os grandes concertos, a céu aberto, e que certamente também vão atrair muitos interessados. Outros festivais virão até o fim do ano, oferecendo ainda mais opções ao teresopolitano”, comemora. O Festival de Música Clássica tem ainda a arregimentação do maestro Zdenek Svab, regente da Orquestra Sinfônica da Escola de Música Villa-Lobos.

Confira abaixo a programação até domingo:

· Sexta, Dia 9, 19h - Teatro Municipal

Grupo Camerístico da UniRio - Músicos: Sérgio e Lucia Barrenechea (flauta e piano) e Hugo Pilger (violoncelo)

· Sábado, Dia 10, 15h30 e 19h - Praça Olímpica

Espetáculo de Dança - “Villa Lobos - Uma Canção de Amor”

· Domingo, Dia 11:

16h – Matriz de Santa Teresa - Orquestra Barroca da UNIRIO
18h - Praça Olímpica - Orquestra Sinfônica da Escola de Música Villa Lobos - Regente: Maestro Svab Zdenek


         (Fotos: Cláudio Furtado)

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui