Teresópolis toda na Internet

 

 

Planejando Teresópolis até 2020

Oficina de Planejamento Econômico Sustentável

Plano "Teresópolis 2020" foi apresentado à imprensa no fim do ano passado - Foto: ArquivoTeresópolis, 07/04/2010 - Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE/RJ, será realizada nos dias 15 e 16 de abril a Oficina de Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Teresópolis – Teresópolis 2020.

Contando com a participação da Gerente Regional Jaqueline Baptista, do Consultor Ricardo Plastino e do Gerente de Área Antonio Batista Ribeiro, do SEBRAE/RJ, o evento acontecerá das 8h30 às 18h, no auditório da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), localizada na Av. J. J. de Araújo Regadas, 142, na Várzea.

A oficina faz parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Teresópolis, iniciativa do Governo Jorge Mario que prevê o estabelecimento de metas e diretrizes, definidas em conjunto entre Poder Público Municipal e entidades empresariais, e que têm como meta o desenvolvimento econômico sustentável do município pelos próximos dez anos. “Trabalhamos para promover o desenvolvimento econômico de Teresópolis, melhorando todos os índices relacionados à qualidade de vida, saúde, educação, emprego etc. Para o sucesso desse planejamento é fundamental a parceria dos empresários e de todos os segmentos representativos da sociedade”, destaca o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje.

O Poder Público Municipal será representado pelas equipes técnicas das Secretarias de Governo, Turismo, Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Fazenda, Educação e de Planejamento. Já a classe empresarial será representada pela ACIAT, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sincomércio, SEBRAE/RJ e Teresópolis Convention & Visitors Bureau.

Constam do conteúdo da Oficina de Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Teresópolis os seguintes temas: desenvolvimento do planejamento Teresópolis 2020; definição e detalhamento de ações para criar ambiente favorável ao desenvolvimento econômico do município; integração entre as secretarias e entidades do município voltadas para o desenvolvimento econômico; desenvolvimento econômico por meio da sustentabilidade das micro e pequenas empresas; geração de emprego e renda no município; promoção do acesso à inovação e tecnologia; redução da informalidade; melhoria dos indicadores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e IQM (Índice de Qualidade dos Municípios); aumento do PIB municipal e do PIB per capita e aumento da arrecadação municipal.

A oficina vai definir a missão e a visão do planejamento estratégico. Em seguida, serão analisadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do município. Também serão avaliados cinco cenários: área produtiva, estrutural, social, ambiental e inovativo, para a definição de, pelo menos, uma ação estratégica específica para cada item. Após definidas as prioridades, será montada uma estratégia de trabalho para executar na prática o planejamento, através de políticas, programas e projetos de curto e médio prazo.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui