Teresópolis toda na Internet

 

 

Ações emergenciais em Água Quente

Serviços Públicos iniciou obras em rio

Teresópolis, 07/04/2010 - Após as últimas chuvas, que levaram à perda de plantações e enchente, começaram nesta terça-feira, 6 de abril, as primeiras ações emergenciais para resolver os problemas que o rio assoreado causa a região de Água Quente, 2º Distrito de Teresópolis.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos iniciou o serviço com uma draga, que fará o atendimento nos três rios que cortam a área: Batume, Canjiquinha e Água Quente. O objetivo é recuperar o rio, que está transbordando e prejudicando os produtores, e desobstruir a ponte principal, que causa transtornos para o tráfego.

A Prefeitura Municipal já havia realizado reuniões com os produtores, através das secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil e Agricultura. Somente na última semana, no entanto, a Secretaria de Meio Ambiente conseguiu a autorização do INEA para realizar a obra nas margens do rio. Com as fortes chuvas do final de semana, o problema se agravou, e o Prefeito determinou que as medidas emergenciais fossem realizadas imediatamente.

O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulo Marchesini, acredita que o transtorno que o rio causa aos motoristas na ponte principal seja resolvido nos próximos dias. “Se tivermos boas condições climáticas, vamos desobstruir a ponte em dois dias. Os rios ficaram totalmente assoreados pelo uso indevido da terra, com os canteiros de lavoura implantados de forma perpendicular nos morros e a vegetação protetora das margens foi destruída ao longo dos anos. É um trabalho de médio prazo, pois primeiro vamos dragar os rios, depois vamos fazer um trabalho de orientação para o plantio em curva de nível e, posteriormente, vamos realizar o plantio de vegetação”, explicou o Secretário.

O Prefeito Jorge Mario destaca a importância da conscientização sobre a forma correta de plantio ao redor do rio. “Precisamos conscientizar as pessoas da preservação da margem do rio e sobre as formas corretas de plantio para que o problema acabe e não passemos por isso todo ano”, comentou o Prefeito. De acordo com o Secretário de Agricultura, Fernando Mendes, há um projeto de orientação para os produtores no modelo de agrofloresta. “O sistema agroflorestal dá rentabilidade ao agricultor, ajudando a recuperar e preservar a margem do rio”, explicou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui