Teresópolis toda na Internet

 

 

Inscrições abertas para cursos gratuitos

Cursos de qualificação em várias áreas

Teresópolis, 06/04/2010 - Estão abertas até o próximo dia 16, as inscrições para o PlanSeQ. Os cursos gratuitos, que serão oferecidos pelo Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional, do Governo Federal, em Teresópolis, são de arrumadeira, camareira e recepcionista de hotel; confeiteiro; auxiliar de garçom; orientador turístico; cozinheiro; operador de telemarketing; e pizzaiolo.

Para se inscrever, basta se dirigir ao SINE (Sistema Nacional de Emprego), na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, das 9h às 16h, munido da seguinte documentação: CPF, carteira de identidade e de Trabalho e preencher a ficha de seleção. As aulas começam no próximo dia 26. Ainda há vagas para contratação de professores.

Os cursos oferecem 360 vagas e terão duração de 200 horas e aulas duas ou três vezes por semana. A programação é dividida entre capacitação social (temas complementares) e profissional (conteúdos específicos). Serão disponibilizados gratuitamente lanche, transporte e material pedagógico, além de certificados para os alunos. Para de inscrever, a pessoa deve ser membro de família beneficiária do programa Bolsa Família, ter idade acima de 18 anos e possuir pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa.

“O objetivo do PlanSeQ é oferecer a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional em um dos setores que mais gera emprego – o Turismo -, especialmente em Teresópolis, por ser uma das principais atividades econômicas do município, favorecendo o ingresso e permanência dos participantes no mercado de trabalho”, destaca o Secretário Municipal do Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, salientando a fundamental articulação do Prefeito Jorge Mario junto ao Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para que a cidade fosse escolhida para receber o projeto.

O PlanSeQ Turismo prevê a integração com o SINE e com empresas da região, seminários de sensibilização sobre ‘O mundo do trabalho’ para empresários e site com banco de dados sobre os participantes, visando a empregabilidade do maior número de alunos.

“Fazendo a inscrição no SINE, os alunos estarão automaticamente incluídos no cadastro de emprego do sistema, o que pode trazer mais oportunidades de emprego para eles. Além disso, os alunos também vão participar de seminários voltados para o mercado de trabalho, cidadania, entre outros temas”, ressalta Rita de Cássia Mello, Subsecretária de Educação Profissional. Rita de Cássia lembra ainda que as fichas de seleção dos candidatos aos cursos serão encaminhadas para o Ministério do Trabalho para avaliação dos requisitos e seleção dos alunos que efetivamente serão contemplados com uma vaga.

A Prefeitura de Teresópolis vai disponibilizar toda a infraestrutura necessária para que os cursos aconteçam, como a cessão dos locais para realização das aulas, que irão das 18h às 22h, segundas, quartas e sextas, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, e no Centro de Formação Profissional, em São Pedro.

Além de Teresópolis, os municípios do Estado do Rio de Janeiro atendidos pelo PlanSeQ Turismo são Bom Jardim, Carmo, Cachoeiras de Macacu, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Sumidouro e Trajano de Moraes.

Vagas para professores

A ADIS (Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável), entidade executora do projeto, precisa de professores nas seguintes especialidades: operador de telemarketing (2 vagas), arrumadeira e camareira (1 vaga), confeiteiro (1 vaga) e garçom (1 vaga). Para se candidatar, é preciso entregar o currículo no SINE Teresópolis, no horário das 9 às 16h, até o próximo dia 16.

PlanSeQ

O PlanSeQ é o Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego para os beneficiários do programa Bolsa Família. A ação está articulada com as obras do PAC - Plano de Aceleração do Crescimento. Os objetivos do PlanSeQ são atender à demanda de mão-de-obra qualificada para as vagas criadas pelo crescimento econômico; implementar um modelo unificado de ações complementares que ampliem as oportunidades de inclusão ocupacional dos trabalhadores beneficiários do Programa Bolsa Família; adequar os cursos de qualificação profissional às demandas de mão-de-obra regionais, tomando como base a evolução da oferta de postos de trabalho e estimular a articulação entre os setores de trabalho e assistência social, nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Vagas para o PlanSeQ

Arrumadeira e Camareira de hotel – 60 vagas
Aux. de garçom – 30 vagas
Confeiteiro – 60 vagas
Cozinheiro – 30 vagas
Orientador turístico – 30 vagas
Operador de Telemarketing – 60 vagas
Pizzaiolo – 30 vagas
Recepcionista de hotel – 60 vagas

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui