Teresópolis toda na Internet

 

 

Assistência Social ganha veículo

Carro será utilizado nos CRAS

A Primeira-Dama, Cláudia Sedlacek, e a coordenadora do CRAS do Meudon, Teresa Alvares dos Santos, comemoram a doação do veículo - Foto: DivulgaçãoTeresópolis, 06/04/2010 - A Primeira-Dama, Cláudia Sedlacek, participou, na última segunda, 29, no Abrigo Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, da cerimônia de entrega de um veículo para a Prefeitura de Teresópolis. O carro foi entregue pela Secretária Estadual da Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, e pela subsecretária de Assistência Social, Neuma Azeredo. O veículo Celta zero km será para uso dos quatro CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), da Secretaria de Desenvolvimento Social.

“Estamos felizes por Teresópolis ter sido contemplada. A Secretária Benedita da Silva elogiou o trabalho que o Governo Jorge Mario tem realizado na área social e isso nos orgulha muito”, ressaltou Cláudia Sedlacek.Primeira-Dama, Cláudia Sedlacek, com a Secretária Estadual Benedita da Silva - Foto: Divulgação

Para o Secretário de Desenvolvimento Social, Rudimar Caberlon, o novo veículo vai facilitar o trabalho das técnicas dos CRAS.

“Esse carro vai ajudar no deslocamento da assistente social e da psicóloga, pois elas realizam visitas semanais às casas das famílias atendidas pelo Desenvolvimento Social. Já tínhamos um veículo para esse trabalho, mas não dava conta da demanda, agora ficará mais fácil”, pontuou o Secretário, lembrando que a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, possui quatro CRAS, localizados nos bairros do Alto, Barroso, Fischer e Meudon, que atendem também as comunidades no entorno.

Em seu discurso, a Secretária Benedita da Silva falou sobre a importância destes veículos na agilidade e atendimento às famílias vulnerabilizadas e da parceria e comprometimento do Governo do Estado do Rio de Janeiro com a Assistência Social. Outros 11 municípios também foram contemplados: Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Itaguaí, Itatiaia, Mesquita, Porcíuncula, Tanguá, Três Rios e Queimados.

CRAS

O CRAS é uma unidade pública da política de assistência social de base municipal integrante do SUAS (Sistema único de Assistência Social), localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado a prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica, destinada para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Tendo como objetivo prevenir situação de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

São considerados serviços de proteção básica aqueles que potencializam a família e cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. Tais como: Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF); Programa de Inclusão Produtiva e projetos de enfrentamento da pobreza; Centro de Convivência para idosos e Protagonismo infantil e juvenil. “Além dos atendimentos urgentes, os CRAS oferecem cursos de qualificação, atendimento psicossocial e diversas atividades relacionadas à preservação do meio ambiente, com ações esportivas e culturais voltadas para jovens e idosos. Enquanto os pais são atendidos pelos Centros de Referência, os filhos têm um espaço dedicado a eles, a brinquedoteca”, registrou Rudimar Caberlon.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui