Teresópolis toda na Internet

 

 

Trupe da Cultura visitou o Salaco

Secretário anunciou novidades

Teresópolis, 31/03/2010 - A comunidade do Salaco recebeu no domingo, 28 de março, a visita da trupe do Projeto Cultura nos Bairros, iniciativa do Governo Jorge Mario para a disseminação da cultura no município.

Realizada nas instalações da Escola Municipal Estado de Israel, as atividades reuniram adultos e crianças da localidade, que se divertiram durante a tarde com teatro de rua, apresentações musicais, dança, contação de histórias e animação cultural. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, sob a coordenação dos professores Ayrton Rebello e Adalgisa de Carvalho, o Cultura nos Bairros tem por objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo.

A trupe do teatro de rua abriu os trabalhos no Salaco. Os atores do grupo interagiram com as crianças, com brincadeiras, danças e utilizando também as fantasias e acessórios que acompanham o projeto desde seu início. Logo depois, a cantora e repentista Wanda Pinheiro assumiu o comando e agradou o público com sua interpretação de músicas como ‘Coração de Papel’ e ‘Estúpido Cupido’.

Representando a comunidade, as meninas do Grupo de Dança Ágape apresentaram números de axé e hip hop gospel. “O projeto é muito interessante, principalmente por permitir a participação dos artistas da comunidade. Para as meninas, foi uma ótima oportunidade”, comentou a diretora do grupo, Suzana Castro.

Presente ao evento, o Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, animou a criançada com imitações, deu uma canja ao cantar ‘Pegue, pegue na viola’ e falou sobre a importância do projeto. “O Cultura nos Bairros conta com diversos voluntários, pessoas que dão a vida pela arte e a cada domingo nos acompanham para oferecer este belo espetáculo ao público. Para nós, o importante é tornar as tardes de domingo mais alegres”, comentou.

Em seguida, foi a vez da contação de histórias. Sob a supervisão da professora Adalgisa de Carvalho, a estudante Isabel Cavina, formanda do curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, apresentou o conto popular brasileiro ‘Festa no céu’.

Além de formanda pelo CEEB, é capacitada em dinamização de leitura e contação de histórias pelo curso do Projeto Canta Enquanto Conta, coordenado por Adalgisa de Carvalho, e uma das mais novas voluntárias do Cultura nos Bairros. As atividades no Salaco tiveram ainda a participação do cantor Paulo Medeiros, outro dos novos voluntários do projeto, cantando ‘Morango do Nordeste’ e ‘Cadê você’.

O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, que também prestigiou o evento, falou sobre as mudanças no projeto. “Em breve, provavelmente a partir do segundo semestre, teremos uma estrutura maior, incluindo transporte e novos equipamentos, o que vai possibilitar que possamos levar uma equipe ainda maior e apresentar novas e mais atrações”, anunciou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui