Teresópolis toda na Internet

 

 

Ministro Minc na posse da Agenda 21

Autoridades estiveram no evento

Prefeito Jorge Mario com o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 31/03/2010 - Em Teresópolis pela quarta vez em menos de um ano, o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou da posse dos 20 titulares e 20 suplentes dos quatro setores do Fórum da Agenda 21 Local do município, ao lado do Prefeito Jorge Mario.

Durante o evento, realizado nesta segunda, 29, no Teatro Municipal, foi entregue ao Executivo Municipal o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, documento que lista os problemas e as potencialidades do município e aponta uma série de ações a serem executadas nas áreas de meio ambiente, justiça social, geração de emprego e renda.

A solenidade foi prestigiada pelo Deputado Estadual Nilton Salomão, pelos Vereadores Cleyton Valentim, Cláudio Mello e Waguinho, pelo Diretor de Unidades de Conservação de Proteção Integral do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Ricardo Soavinski, pelo Chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Ernesto Viveiros de Castro, pelo Superintendente do Grupo Executivo do Programa da Agenda 21 da Secretaria Estadual do Ambiente, Carlos Frederico Castello Branco, e pelo Coordenador da Agenda 21 do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), Ricardo Frosini.População e autoridades prestigiam a posse dos integrantes do Fórum da Agenda 21 Local de Teresópolis - Foto: Roberto Ferreira

A cerimônia contou ainda com a participação de representantes de 13 municípios que, junto com Teresópolis, compõem o Conleste (Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense): Nova Friburgo, Guapimirim, Magé, Cachoeiras de Macacu, São Gonçalo, Rio Bonito, Itaboraí, Niterói, Tanguá, Saquarema, Maricá, Casimiro de Abreu e Silva Jardim.

Saudando o público e parabenizando os integrantes dos Fóruns da Agenda 21 Local dos 14 municípios representados na solenidade, o Ministro Carlos Minc enalteceu a atuação do Prefeito Jorge Mario em prol do desenvolvimento sustentável de Teresópolis.

Prefeito Jorge Mario (de pé) na solenidade de posse dos integrantes do Fórum da Agenda 21 Local de Teresópolis - Foto: Roberto Ferreira“O município tem a sorte de ter um prefeito ecológico, democrático e transparente. A cidade dá um salto de qualidade e de melhoria muito grande, o que se deve ao espírito empreendedor do Prefeito Jorge Mario, que tem buscado alianças com os Governos Federal e Estadual para atingir os seus objetivos”, enalteceu o Ministro.

Minc esteve na cidade duas vezes seguidas, em julho de 2009, participando da inauguração do Aterro Sanitário Consorciado, no Fischer, e do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Ele retornou em novembro do ano passado, para a inauguração das primeiras obras do Programa Turismo no Parque, em comemoração aos 70 anos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O Ministro Carlos Minc anunciou que o próximo desafio é a despoluição do Rio Paquequer, compromisso que assumiu junto com o Prefeito Jorge Mario. “Essa importante ação ambiental está garantida, pois Teresópolis vai receber recursos do PAC do Saneamento para essa grande obra. Para isso, apoiamos a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Ambiental, uma das exigências para a liberação da verba do PAC”.

O Prefeito Jorge Mario agradeceu a mobilização dos integrantes do Fórum da Agenda 21 Local, garantindo que o seu programa de governo levará em conta as ações elencadas pelo grupo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de Teresópolis. “O município tem um Governo Municipal parceiro e um ministro apaixonado pela cidade. Estamos comprometidos com o programa político eco libertário do Ministro Carlos Minc, focado na preservação ambiental, nas questões sociais e econômicas”, disse o Prefeito.

Para o Coordenador da Agenda 21 do Comperj, Ricardo Frosini, a Petrobras dá total importância à Agenda 21 por resultar na elaboração do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável de maneira participativa e democrática. “E o Fórum é um grupo legítimo, formado por representantes de vários segmentos da sociedade, que trabalha pelo desenvolvimento sustentável do Município através da mobilização e do planejamento”.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui