Teresópolis toda na Internet

 

 

3ª edição do "Prefeito nos Bairros"

381 atendimentos foram feitosPrefeito Jorge Mario e Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Denise Lobato, com os presidentes das associações de moradores de Quebra Frascos, Jardim Féo, Barra do Imbuí e Jardim Salaco - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 31/03/2010 - A terceira edição do projeto “Prefeito nos Bairros” registrou 381 atendimentos no último sábado, 27, no CIEP José Olympio, na Barra do Imbuí.

Contemplando a Região 3 do Orçamento Participativo, das 8h às 17h, moradores de nove bairros apresentaram suas demandas ao Prefeito Jorge Mario e aos secretários de sua equipe de Governo: Barra do Imbuí, Quinta da Barra, Golfe, Quebra Frascos, Jardim Salaco, Parque do Imbuí, Caleme, Granja Florestal e Posse. Entre as prioridades, calçamento e manutenção de ruas, iluminação pública, extensão de linhas de ônibus, construção e ampliação de creches e escolas.

Sec. de Saúde Maurílio Schiavo faz atendimento à população - Foto: Roberto FerreiraO evento conta com coordenação da Primeira-dama Cláudia Sedlacek, organização da Secretaria de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, orientação da Secretaria de Governo e apoio logístico da Ouvidoria Geral.

“Esse projeto vem despertando o sentimento de coletividade nas pessoas, que apresentam demandas prioritárias de suas comunidades, e não favores pessoais. Por um lado, a população fica satisfeita com a oportunidade de conversar e de ser ouvida pelas autoridades. De outro, a administração municipal vai ao local e conhece in loco as prioridades de cada bairro. Esse contato agiliza e dá uma eficiência maior na prestação dos serviços públicos”, avaliou o Prefeito Jorge Mario, frisando que a Prefeitura procura dar uma resposta às solicitações e demandas o mais rápido possível. Também marcaram presença no “Prefeito nos Bairros” no último sábado, 27, os Vereadores Cleyton Valentim, Ademir Enfermeiro, Mandinho e Waguinho.

Sec. de Obras, Paulo Marchesini atende às demandas da população - Foto: Roberto FerreiraSecretarias mais procuradas

Dos 162 agendamentos feitos para o “Prefeito nos Bairros” na Barra do Imbuí, 76 foram demandas encaminhadas para a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, como asfaltamento, galeria de água pluvial e iluminação pública. “Realizando os serviços de pavimentação e construção de galerias, estaremos resolvendo 70% das demandas dos moradores. Quanto à iluminação pública, a expectativa é de que ainda este ano 1.500 pontos de luz sejam instalados, assim estaremos resolvendo 50% da demanda, visto que a carência é de cerca de 3.200 pontos de luz”, explicou o Secretário Paulo Marchesini.

A terceira Secretaria mais procurada foi a de Saúde. “As demandas continuam em relação a alguns exames solicitados e medicamentos. Estamos dirimindo as dúvidas e encaminhando alguma necessidade mais urgente”, comentou o Secretário Maurílio Schiavo.

Participando pela primeira vez do projeto, o Secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Marcos Ferreira dos Santos, destacou a importância da aproximação da Prefeitura com os contribuintes. “É a administração municipal indo ao encontro da comunidade para resolver os seus principais problemas. Sempre quis participar de um Governo que tratasse o cidadão com respeito e dignidade, como o do Prefeito Jorge Mario”.

Cidadania

Confirmando o projeto como um verdadeiro mutirão da cidadania, os moradores contaram também com requerimento de vários documentos. O serviço foi garantido através da parceria firmada entre a Prefeitura de Teresópolis e o Governo do Estado, que disponibilizou equipes da Fundação Leão XIII e do DETRAN para fazer a solicitação de primeira via da carteira de identidade e do pedido de isenção de taxa para a segunda via do documento, além de certidão de nascimento e de casamento e atestado de óbito.

Equipe da concessionária de energia elétrica Ampla também marcou presença no “Prefeito nos Bairros”. Através do projeto de responsabilidade social intitulado Consciência Ampla, a empresa cadastrou contribuintes de baixa renda para serem incluídos na Tarifa Social, a fim de obter desconto na conta de luz. Medição de pressão arterial, procedimentos odontológicos e orientação em saúde bucal, com distribuição de escovas e de pastas de dente, foram outros serviços à disposição do público.

Além de garantir a diversão da criançada com cama elástica e piscina inflável, da Secretaria de Esportes e Lazer, o “Prefeito nos Bairros” também promoveu uma caminhada ecológica até o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Transportado e guiado por equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, um grupo de 25 pessoas, entre adultos e crianças, acompanhou palestra rápida sobre o tema Unidade de Conservação, participou de atividades de educação ambiental e passeou pela trilha da Pedra da Tartaruga, uma das atrações do Parque Municipal.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui