Teresópolis toda na Internet

 

 

Encontro reuniu 150 catadores em Teresópolis

Troca de experiências de profissionais do setor

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 31/03/2010 - Proporcionar uma troca de experiências entre os catadores do Estado do Rio e aproximar os profissionais deste setor que atuam na cidade e na Região Serrana foram os objetivos do I Encontro Regional de Catadores de Materiais Recicláveis em Teresópolis.

O evento aconteceu no último sábado, 27, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Com realização da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, o encontro contou com a assessoria operacional da Circus (Circuito de Interação de Redes Sociais), e a participação de representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, da Secretaria Estadual do Ambiente, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e da empresa multinacional Tetra Pak.

“Teresópolis nunca teve esse tipo de atividade e a troca de experiências que o encontro proporcionou é importante para que façamos tudo certo no Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária. Além disso, os nossos catadores se sentirão parte de um movimento mundial que cresce a cada dia devido à importância da preservação ambiental”, ressaltou Flavio Castro, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Participaram do evento 150 catadores de vários municípios: Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Carmo, Volta Redonda, Barra Mansa, Cabo Frio, Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti, Mesquita, Niterói e Rio de Janeiro. “A proposta do encontro foi promover uma integração produtiva entre os trabalhadores deste segmento, tendo em vista o desenvolvimento das cooperativas que atuam nos municípios fluminenses e sua união, para fortalecer a comercialização conjunta de materiais recicláveis”, destacou Valney Santos, presidente da Associação de Catadores Serrana, que falou sobre ‘Tipos de organização e objetivos da Associação de Catadores Serrana’.

Durante o evento, foi apresentado o Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, executado pelo Governo Jorge Mario desde janeiro em 12 bairros e localidades da cidade e do interior. “Uma iniciativa da gestão do Prefeito Jorge Mario, a coleta seletiva tem como finalidade proteger o meio ambiente, realizar inclusão social, através da geração de empregos para os catadores, e possibilitar a maior longevidade do aterro sanitário, além de reaproveitar os materiais recicláveis.”, definiu Leandro Coutinho da Graça, Diretor de programas e projetos da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Para Edinei João Garcia, da organização Circus, que auxiliou os profissionais de Teresópolis a formar a Associação de Catadores Serrana, o evento foi fundamental para conscientizar os catadores sobre a importância do trabalho associativista. “Essa é uma excelente iniciativa que certamente vai fortalecer a união da classe com o objetivo de criar regras para a organização coletiva dos trabalhadores deste segmento”.

Jorge Pinheiro, representante da Secretaria Estadual do Ambiente, salientou o empenho do Governo do Estado em implantar a coleta seletiva solidária em todos os municípios do Rio de Janeiro. “O nosso desafio é implementar o sistema de coleta seletiva em todas as cidades do estado e encontros como esse contribuem muito porque adquirimos mais experiência, mais capacidade de gestão e o fortalecimento da categoria. Este é só o primeiro encontro regional de muitos que virão”, declarou.

Gerente de Educação Ambiental do Inea, Pólita Gonçalves palestrou sobre ‘Políticas públicas para os catadores’ e também mencionou o esforço do Governo Estadual em instalar o programa de coleta seletiva no estado. “Ter coleta seletiva em todo o estado depende de uma série de ações, entre elas, a vontade política. Encontramos isso em Teresópolis e o Governo Municipal está de parabéns por dar todas as condições para que os catadores atuem”, registrou Pólita, lembrando que o programa já acontece em 20 cidades do Rio de Janeiro.

A catadora Claudiane Oliveira fez questão de comparecer ao encontro. “É sempre bom participar dessas reuniões porque a gente aprende muito com a experiência dos catadores de outras cidades”. Mércia Neves Eva veio de Duque de Caxias. “Trabalho com reciclagem há 13 anos e tenho bastantes informações para passar para os catadores que estão começando e também tenho a aprender com eles”.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui