Teresópolis toda na Internet

 

 

Mais de 3 mil atendimentos na UPA

Unidade é para emergências e urgências

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 31/03/2010 - Inaugurada em 19 de março, a UPA de Teresópolis já realizou, em 10 dias, cerca de 3 mil atendimentos. Desse total, 17 pessoas foram removidas para o Hospital das Clínicas, o Hospital São José e a Beneficência Portuguesa. Os pacientes que não eram caso de urgência ou emergência foram orientados a procurar os postos de saúde da cidade para agendamento de consulta ambulatorial. A unidade foi a primeira das 27 já implantadas no estado a receber uma ambulância UTI, além disso, sete novas viaturas do Corpo de Bombeiros vão auxiliar no seu funcionamento.

Primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas da Região Serrana, a UPA tem capacidade para fazer até 500 atendimentos por dia.

UPA: urgência e emergência

A UPA Nathan Garcia Leitão vai atender um público estimado em 350 mil usuários, de Teresópolis e também dos municípios vizinhos de São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sumidouro. Equipada para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a UPA funciona dia e noite, inclusive nos sábados e domingos. “A UPA é para casos de urgência e emergência. Pessoas que precisam de tratamentos devem marcar consultas nos postos de saúde”, explicou o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo.

A unidade conta com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório de análise clínica para a realização de exames, salas de raio-X, eletrocardiograma, sutura, medicação e nebulização. Na sala de observação de adultos há nove leitos, onde os pacientes poderão ficar em observação até 48 horas. A de crianças tem três leitos.

Classificação de Risco

A ‘sala vermelha’ tem quatro leitos, todos com equipamentos disponíveis para receber e estabilizar pacientes em estado grave até serem removidos para um hospital pela ambulância UTI entregue ao município pelo Governo do Estado. A unidade também conta com área de isolamento, com duas salas especiais para que pacientes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital.

“A Classificação de Risco é um sistema que a UPA vem implantando em todas as suas unidades. O paciente é encaminhado para a enfermagem, que avalia a necessidade dele ser atendido imediatamente na ‘sala vermelha’ ou na ‘sala amarela’ ou se ele vai aguardar um pouco quando a classificação é verde ou azul. Seguimos um parâmetro para diagnosticar quem tem mais urgência para ser atendido primeiro. Avaliamos o risco que o paciente corre e o seu quadro clínico, assim verificamos a pressão arterial e temperatura, por exemplo. Além da prioridade dos idosos e crianças”, enumerou o diretor médico da unidade, José Carlos Porto.

O que faz a UPA?
A UPA é especializada em atender casos de urgência e emergência médica.
Consultas para tratamento de doenças devem ser marcadas nos postos de saúde.

Especialidades:

Pediatria
Clínica Médica
Odontologia

Internação: 16 leitos (por até 48h)

Procedimentos:

Exames laboratoriais
Raio-X
Eletrocardiograma
Sutura
Nebulização


 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui