Teresópolis toda na Internet

 

 

Projeto de reflorestamento recupera 700 hectares

Projeto Quartas ambientais trouxe informações

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 25/03/2010 - Dando continuidade ao Projeto Quartas Ambientais, aconteceu na última semana palestra sobre o tema “Restauração Florestal da Fazenda Santa Rosa”, no auditório do CEAC (Centro de Atividades Comunitárias da Paróquia de Santa Teresa), localizado na Praça Balthasar da Silveira, na Várzea.

O palestrante foi o engenheiro agrônomo, André Gustavo Nave, Gerente de Programas do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo). No evento estavam presentes o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, o Vereador Claudio Mello, alunos, do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, da FESO, da UNOPAR e simpatizantes do meio ambiente.

A Fazenda Santa Rosa com extensão de 1.100 hectares, sendo 300 de floresta e 700 hectares para reflorestamento, é de propriedade da Cervejaria Petrópolis. Localizada na região de Serra do Capim, Km 50 na BR 116 (Est. Rio-Bahia), possui áreas com ações de restauração de aproximadamente 740 hectares onde se estima plantar cerca de 500 mil mudas de espécies variadas. O projeto de restauração ecológica da Fazenda Santa Rosa aconteceu pela necessidade de se produzir água para a fabricação da cerveja. O reflorestamento da área alcança benefícios ambientais como redução da temperatura no local, melhoria na qualidade do oxigênio na região, além de uma produção maior de água com boa qualidade. A maior parte da produção da água é utilizada na fabricação da cerveja e o restante é despejada no Rio Capim e aproveitada para a agricultura do local.

“Estamos apresentando um programa de qualidade que já está acontecendo em Teresópolis. Este é o objetivo do projeto Quartas Ambientais: trazer informação de qualidade às pessoas da cidade. Tentamos buscar assuntos pertinentes ao nosso espaço e à nossa sociedade”, explicou Flávio Castro.

De acordo com o engenheiro agrônomo, mestre e doutor em ciências e recursos florestais, André Nave, o reflorestamento da fazenda está sendo realizado através de um trabalho de pesquisa que envolve equipes de geoprocessamento, análises de solo e levantamento da flora e fauna existentes no local. “Sabemos que é utopia tentarmos refazer a floresta que existia antes, mas precisamos ter isso como meta para chegarmos o mais próximo possível. O objetivo maior do reflorestamento é fazer com que essa floresta seja autossustentável ao longo do tempo”, ressaltou André Nave.

Jéssica Machado, estudante do 4º ano do curso de formação de professores do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, se interessou pela palestra por gostar do assunto e pretender fazer o curso de engenharia ambiental. “Hoje é mais do que importante palestras com temas ecológicos porque o mundo perdeu o respeito pelo meio ambiente. Existe a necessidade de conscientizar as pessoas sobre os perigos com o meio ambiente. Precisamos preservá-lo, pois é ele que nos fortalece e é através dele sobrevivemos”, disse Jéssica.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui