Teresópolis toda na Internet

 

 

Exposição Coronel Claussen

História de Teresópolis na Casa de Cultura

As ‘dinamarquesas’ Vanessa Fernandes, Vitória Ramos e Helena Ramos - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 24/03/2010 - A Exposição “Coronel Claussen – O patriarca da política de Teresópolis” foi inaugurada na tarde do último sábado, 20 de março, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. A exposição poderá ser vista até 21 de abril, de segunda a sábado, das 10h às 18h. A abertura do evento teve palestras, declamação de poesias e contou com a presença de autoridades, além de dezenas de amigos e descendentes das diversas ramificações da família Claussen, a exemplo dos Oliveira e Turl.

Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, a mostra reúne documentos, fotografias, genealogia e objetos ligados à vida do coronel Henrique Fernando Claussen, narrando assim a trajetória da família Claussen em Teresópolis.Casa cheia durante a abertura da Exposição Coronel Claussen – O patriarca da política de Teresópolis - Foto: Cláudio Furtado

A exposição, montada na galeria da casa, foi idealizada pela professora e doutora em artes, Nilza de Oliveira, e seu irmão, o professor de economia Henrique Fernando de Oliveira, bisnetos do coronel Claussen e descendentes de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, em parceria com a chefe do Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis, Regina Rebello.

O cônsul honorário da Dinamarca, José Luiz de Santana Carvalho, veio a Teresópolis especialmente para prestigiar a exposição, acompanhado de toda a família.

“É uma honra estar aqui hoje. Esta exposição é importantíssima por reconhecer o trabalho realizado em Teresópolis pelo Coronel Claussen, um homem que honrou suas raízes dinamarquesas. Agradeço pela oportunidade de estar aqui e parabenizo a Secretaria de Cultura, além das famílias descendentes, por esta excelente iniciativa”, elogiou.

Na mesma tarde, foi lançado também o livro ‘Claussen e Seus Descendentes’, do escritor Hugo Forein Jr - Foto: Cláudio FurtadoAlém da abertura da exposição, a Casa de Cultura também foi cenário para o lançamento do livro ‘Claussen e Seus Descendentes’, do escritor Hugo Forein Jr, realizado no mesmo momento.

“Para nós, é um grande prazer sediar esta exposição, uma justa homenagem ao Coronel Claussen. Nesta mostra, poderão ser vistos, pela primeira vez, documentos e fotografias de um importante período da história da cidade, incluindo interessantes aspectos da vida do coronel. É o resultado do trabalho de resgate que a Secretaria de Cultura vem realizando desde janeiro de 2009, após mais de 20 anos de negação à cultura. Esta é uma exposição honesta, interessante e será uma ótima oportunidade para descendentes, além de rica fonte de informações para pesquisadores, estudantes e quem aprecia a história de Teresópolis. Espero que todos aproveitem”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, anfitrião da tarde.

Durante o evento, a idealizadora Nilza de Oliveira fez a leitura da carta enviada pelo embaixador da Dinamarca no Brasil, Svend Roed Nielsen, em razão do evento. “Estou muito feliz. A exposição ficou ótima e é motivo de grande satisfação para todos nós”, disse. Destaque ainda para o historiador Jorge Ferradeira, que fez uma apresentação sobre a personalidade do Coronel Henrique Fernando Claussen, e para Amilton Alexandre de Oliveira que, representando a família Oliveira, falou sobre o início da trajetória dos Claussen, emocionando a plateia.

Para dar um toque especial ao evento, as meninas Vanessa Fernandes, Vitória Ramos e Helena Ramos, netas da professora Nilza de Oliveira, transitaram entre os convidados vestidas como típicas dinamarquesas, o que chamou a atenção dos presentes.

Outro ponto alto da festa foi a apresentação do Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e da psicóloga Solange Fernandes, que recitaram a poesia ‘A Casa dos Sete Cedros’, de Olegário Mariano. Logo depois, foi a vez de Nilza de Oliveira, que recitou a poesia ‘A Toca da Cigarra’, também de Olegário Mariano. As duas poesias tiveram o acompanhamento do violonista Geremias Cruz, professor de violão e flauta da Secretaria de Cultura.

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui