Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis na Conferência Nacional de Cultura

Evento contou com autoridades importantesWanderley Peres, Ronaldo Fialho, Lu Guarilha, Nara Zeitune e Marcello Mansur, em Brasília, na Conferência Nacional de Cultura - Foto: AssCom

Teresópolis, 23/03/2010 - O secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, o subsecretário, Ronaldo Fialho, e a delegada nacional, atriz Nara Zeitune, acabam de chegar de Brasília, onde participaram da II Conferência Nacional de Cultura. Realizada entre os dias 11 e 14 de março, a Conferência teve como meta principal a criação do Plano Nacional de Cultura.

Desde sua abertura, dia 11, no Teatro Nacional, a conferência contou com presenças ilustres, a começar pelo próprio Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, a Primeira-dama Marisa, a Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, entre outros ministros e secretários de Governo.

A participação de delegações de todo o Brasil, fosse como delegados, convidados ou observadores, deu à conferência a representatividade necessária para se definir as metas do futuro plano com garantias de defesa dos interesses culturais dos mais diversos rincões do país. Após três dias de debates, foram eleitas as 32 prioridades que nortearão as políticas públicas para o setor. Entre os assuntos em pauta, destaque para a reivindicação para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150, que trata, entre outros temas, das mudanças na Lei Rouanet, na questão orçamentária para o segmento, os fundos e seus devidos destinos e o Vale-Cultura.

Além da PEC 150, durante as plenárias dos eixos e sub-eixos também foi dada grande atenção às culturas populares. O assessor especial do ministro Juca Ferreira, Fred Maia Barbosa, apontou para a redescoberta cultural do Brasil. “O país passou a olhar para dentro de si mesmo, reconhecendo suas virtudes e mazelas, parece que perdeu as suas vergonhas e mais, transformou-as em riquezas, valorizando a auto-estima de nosso povo e ganhando o respeito de outras nações”, disse. Alfredo Manevi, secretário-executivo do Ministério, destacou a importância da cultura no momento em que o país atravessa.

“O Brasil é hoje a quinta potência econômica do mundo e a cultura tem um papel importantíssimo em seu desenvolvimento”, comentou. O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, ressaltou, contudo, a importância dos municípios cumprirem as agendas das conferências municipais e da criação dos conselhos para poderem lucrar com o momento de efervescência cultural que o Brasil vive. “O município que não fizer seu dever de casa vai ficar à margem de todo o processo constitutivo de benefícios em captação de verbas e dotações orçamentárias através dos fundos municipais de cultura”, destacou.

Além do secretário Wanderley Peres, do subsecretário Ronaldo Fialho, e da delegada nacional Nara Zeitune, também representaram a cidade de Teresópolis os agentes culturais Lu Guarilha – membro do Conselho Municipal – e Marcelo Mansur. O Secretário Wanderley Peres afirmou a posição da secretaria a partir do que viu na conferência.

“Esta conferência serviu, entre outros itens, é claro, para confirmar que nós, aqui em Teresópolis, estamos no caminho certo quando criamos o Cultura de Raiz e o Cultura nos Bairros, apostando na direção do resgate e valorização da cultura popular. O que mais se viu na conferência foi demonstração das mais variadas formas de culturas populares. E para contemplar ainda mais este segmento, a Prefeitura de Teresópolis realizará em agosto um festival do gênero”, anunciou. O subsecretário Ronaldo Fialho falou sobre sua satisfação em relação aos cuidados da conferência para com os menos privilegiados.

“O que observei em Brasília foi a preocupação com as comunidades carentes deste país de imenso território. Nessas comunidades, se faz uma cultura que agonizava e que agora ganha fôlego e destaque em âmbito nacional”, comentou. Nara Zeitune, delegada nacional, participou ativamente das discussões nos eixos e sub-eixos, enquanto Lu Guarilha e Marcelo Mansur, além de colaborar nas propostas elaboradas por diversos grupos de trabalho, desempenharam também papel de repórteres, documentando as plenárias e os bastidores.. “A partir de agora, nosso trabalho, e o daqueles que de alguma forma estão envolvidos no processo de consolidação cultural do município, é implementar as ações necessárias para que, a partir do Conselho Municipal de Cultura, possamos criar o Plano e o Fundo Municipal de Cultura. E o Conselho já se reúne esta semana para discutir este objetivo”, finalizou o secretário Wanderley Peres.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui