Teresópolis toda na Internet

 

 

Comendo e vivendo melhor

Projeto Educando com a Horta EscolarPrefeito Jorge Mario enfatiza que o projeto vai contribuir para a educação socioambiental dos estudantes - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 18/03/2010 - Cerca de 80 profissionais de Educação, entre professores, diretores, orientadores pedagógicos, serventes e merendeiras, receberam nesta terça-feira, 16, das mãos do Prefeito Jorge Mario, os certificados de conclusão do curso de formação e implantação do Projeto Educando com a Horta Escolar.

Com a capacitação, seis unidades escolares do município passam a atuar efetivamente na reformulação do currículo escolar, na busca de uma alimentação mais saudável e na integração com o meio ambiente e resgate da identidade do homem do campo.


Prefeito Jorge Mario entrega diploma de participação para Maria Solange Canto, diretora da Escola Francisco Maria Dállia - Foto: Marco EstevesO projeto implantado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e de Saúde, realizou desde análises no solo das escolas envolvidas até exames antropométricos (idade/peso/altura) nos alunos, visando diagnosticar o estado nutricional dos mesmos. Segundo o professor Alex Wey, coordenador geral do Projeto em Teresópolis, esta proposta pretende uma abordagem multidisciplinar, abrangendo uma gama enorme de assuntos e valores que podem ser tratados pelos professores dentro e fora da sala de aula. “Desde o incentivo de hábitos alimentares mais saudáveis, o valor nutricional dos alimentos e a saúde preventiva, até a abordagem de questões ambientais, incentivo do uso racional e sustentável dos recursos naturais e promoção de trabalhos escolares mais dinâmicos e participativos”, enumerou Alex.

Presente ao evento, o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Fernando Mendes, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Educação que conseguiu incluir Teresópolis entre um dos quatro municípios do Estado do Rio envolvidos neste projeto, e lembrou que a riqueza de um país está na cultura de seu povo. “Vocês, professores envolvidos neste projeto, estão semeando o futuro de Teresópolis”, lembrou Fernando.

Feliz com mais esta conquista da educação de Teresópolis, a Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, lembrou que as escolas na zona rural atendem uma clientela diferenciada e que desde que assumiu a pasta, quis focar a valorização do estudante do campo. “Parabéns ao professor Alex, que também cuida da educação ambiental em nosso município, sua equipe e a todos os profissionais envolvidos neste projeto. Tudo isto demonstra o olhar diferenciado desta gestão, onde a educação no campo também está sendo valorizada”, congratulou Magali.

Encerrando a solenidade, o Prefeito Jorge Mario entregou os certificados de conclusão do curso, a placa de participação do projeto e promoveu a assinatura formal do termo de compromisso entre as unidades escolares Francisco Maria Dállia, Antônio Custódio, Stella Moraes Simões, Alice Suassuna, Fazenda Alpina e Alfredo Ignácio Jorge com a Coordenação do Projeto e a Secretaria de Educação. O Prefeito Jorge Mario lembrou ainda que cada escola receberá um ‘Kit Horta’ composto por ferramentas para o manejo de culturas agrícolas e que graças a parceria com a Associação dos Produtores Rurais de Água Quente, na pessoa de seu presidente Sr. Venâncio, a Secretaria Municipal de Educação conseguiu a doação de uma tonelada de adubo para as hortas escolares. “Em um projeto como este, o coletivo é quem lucra e o lucro é o bem coletivo, o bem das nossas crianças, já que a educação transforma através de valores e da formação e a nossa administração está investindo nesta vertente”, finalizou o Prefeito.

Teresópolis: município referência em educação com a Horta Escolar

O projeto Educando com a Horta Escolar é uma iniciativa do MEC/FNDE/FAO que oferece uma proposta de capacitação aos agentes multiplicadores buscando o envolvimento de toda a comunidade escolar na busca de melhorias na qualidade de vida, tendo como tema central a horta escolar. Não se trata de implantar a horta escolar com o simples objetivo de produção de hortaliças, mas em incentivar mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, nutrição, saúde, relação com o meio ambiente, valorização do produtor, tendo na horta escolar o eixo gerador de tais mudanças.

Uma delegação da Secretaria de Educação de Teresópolis estará nos dias 23 a 25 de março de 2010, no Encontro Nacional do Projeto Educando com a Horta Escolar, que acontecerá em Natal, no Rio Grande do Norte, onde apresentará sua experiência exitosa ao lado de outros municípios. No evento, se discutirá a horta escolar como estratégia de educação alimentar e nutricional e Teresópolis fará uma apresentação onde foi convidada a expor a implantação do Projeto em suas unidades escolares, através dos seus coordenadores Alex Wey, Sandra Patrício da Rocha e Bianca Mattos.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui