Teresópolis toda na Internet

 

 

Aprendendo para ensinar

Professoras da Educação Infantil fazem treinamento

As Orientadoras Pedagógicas Cristiane Corradine e Ana Paula Freitas com a professora Cláudia Cristine - Foto: Marcelo FerreiraTeresópolis, 17/03/2010 - Este ano, cerca de 40 escolas municipais de Teresópolis trabalharão com o material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo.

Aproximadamente 1.800 alunos da Educação Infantil (Pré II) serão apresentados a uma metodologia de ensino capaz de reunir arte, cor, ilustração e diversão com conhecimento e informação, além do acesso à Internet pelo portal Aprende Teresópolis. Para conseguir sucesso na junção desses elementos, na última sexta-feira, 12, orientadores pedagógicos e professoras do Pré II da rede municipal de ensino receberam treinamento no auditório da Secretaria de Educação.Orientadoras Pedagógicas e Professoras da Rede Municipal recebem treinamento para a implantação do Sistema Aprende Brasil - Foto: Marcelo Ferreira

Segundo a professora Magali Tayt-Sohn, Secretária de Educação, a proposta do novo material é baseada nos referenciais curriculares nacionais para a educação infantil, enfatizando o brincar como forma privilegiada das crianças desta faixa etária.

“O material fornecido pelo Aprende Brasil propõe uma participação ativa na construção do conhecimento do aluno, enriquecendo as possibilidades do educador”, explica Magali antes de ressaltar que outro ponto positivo é a oportunidade que as crianças terão de navegar na Internet e conhecer um conteúdo didático e divertido tendo acesso ao que o ensino particular oferece, sem custo algum.

A professora Izabel Barreto, presente ao treinamento, ficou contente com o que foi apresentado. “A implantação do sistema Aprende Brasil traz muitos recursos enriquecedores para o trabalho do professor, pois amplia nosso quadro de atividades, focando todos os objetivos da educação infantil. É um material atualizado que vem apoiar e renovar nossa prática pedagógica. Acho que nossa cidade tem muito a ganhar com a implementação”.

Um dos motivos para a adoção do material didático do sistema de ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, pela Secretaria Municipal de Educação, foi a importância que a educação infantil tem na preparação e rendimento do aluno no decorrer das outras séries. As orientadoras pedagógicas Cristiane Corradine e Ana Paula Freitas, juntamente com a professora Cláudia Cristine, também concordam com essa perspectiva pedagógica: “Acreditar em educação é acima de tudo acreditar no potencial de cada criança”, comentaram. Ainda segundo elas, o sistema Aprende Brasil apresenta um material extremamente rico, fundamentado nos referenciais que traz para o professor e para cada criança do Pré II uma infinidade de outras possibilidades que ajudarão os educadores a desenvolver plenamente potencialidades que serão a fundamentação para toda a vida da criança.

“Numa primeira análise do material observamos, além da riqueza visual, a presença da arte, da possibilidade do brincar vinculada ao desenvolvimento de todas as atividades. Sem dúvida nenhuma este material será um recurso a mais para proporcionar o crescimento do trabalho na educação infantil de Teresópolis”, concluíram entusiasmadas.

Acompanhando de perto cada etapa da implantação do Sistema em Teresópolis, a responsável pela Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, professora Oziane Claro lembrou que os educadores devem sempre estar abertos a conhecer meios que contribuam para o enriquecimento do seu trabalho. “Esse sistema irá contribuir expressivamente com todos os professores que acreditam e lutam por uma educação consistente e que se consideram parte primordial no processo educacional do Município e, por isso, desejam ampliar suas possibilidades de atuação em prol de tornar a educação infantil uma etapa cada vez mais sólida e valiosa à formação dos aluno”, afirmou Oziane .

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui