Teresópolis toda na Internet

 

 

Parceria pioneira em Teresópolis

Unifeso firma convênio único na Am. do Sul

Teresópolis, 16/03/2010 - O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), através do curso de graduação em Ciência da Computação, saiu na frente e firmou com a empresa norte-americana Analytical Graphics, Inc. (AGI) uma parceria pioneira na América do Sul: a utilização do programa Satellite Tool Kit (STK) até o final de agosto deste ano, gratuitamente, no Laboratório de Informática, para fins educacionais.

O STK é um software utilizado em Análise Orbital, para cálculos de órbitas de satélites e trajetórias de foguetes, além do movimento de aviões e veículos em terra, como navios e automóveis. Também possui a capacidade de visualização gráfica das análises e simulações feitas em três dimensões (3D), através de animações interativas. Ao todo, a instituição recebeu 23 licenças para a utilização do programa durante um ano, sem custos, com a possibilidade de renovação após este período.

Beneficiados com a parceria, alunos de Ciência da Computação utilizaram, no semestre passado, o software nas aulas práticas em laboratório da disciplina "Introdução às Comunicações por Satélites". No primeiro semestre de 2010, o programa será utilizado novamente durante a disciplina "Modelagem Gráfica e Animação".

Além das eletivas, o treinamento dos alunos está sendo feito através de projetos do Laboratório Star One. "Atualmente estamos desenvolvendo um vídeo com animações gráficas explicando o que é a colocalização de satélites no espaço, ou seja, como dois Satélites de Comunicações podem compartilhar a mesma posição orbital no espaço", explica o professor José Roberto de Castro Andrade, da disciplina Física e Circuitos Elétricos do curso de Ciência da Computação, e coordenador do projeto realizado no Laboratório Star One.

Fique Sabendo

O fabricante Analytical Graphics, Inc. disponibilizou o nome do UNIFESO na página intitulada "AGI Educational Alliance Program", com link para o site do Centro Universitário. No site da AGI é possível conhecer as instituições parceiras de todo o mundo, entre elas a National Aeronautics and Space Administration (NASA) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui