Teresópolis toda na Internet

 

 

Ciclovias e ciclofaixas para Teresópolis

"Pedalada" marcou assinatura do contratoFoto: Marco Esteves

Teresópolis, 16/03/2010 - A 1ª Pedalada de Teresópolis, na manhã do último domingo, 14, marcou a assinatura do protocolo de intenções, que faz parte do convênio entre Município e Estado, para a implantação do Programa Rio - Estado da Bicicleta na cidade.

Assinado pelo Prefeito Jorge Mario e o Secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, na Praça Olímpica, ponto de partida e de chegada do passeio ciclístico, o documento oficializa Teresópolis como o primeiro município da Região Serrana contemplado pelo programa.Prefeito e Secretário Estadual assinam contrato - Foto: Roberto Ferreira

Com prazo de 24 meses, o convênio prevê a prestação de serviços técnicos especializados, pelo Governo do Estado, para a elaboração de um plano de circulação viária, com vistas à implantação de ciclovias e sistemas complementares. O objetivo é criar ciclovias e ciclofaixas, reestruturando a sinalização das principais ruas para possibilitar a circulação organizada de carros e bicicletas.

Também serão instalados bicicletários nos pontos de integração de transporte urbano e nas áreas comerciais. O planejamento será feito e acompanhado por engenheiros de trânsito da Secretaria Estadual de Transportes, em parceria com técnicos da Prefeitura.


O projeto conta ainda com a participação de especialistas em educação no trânsito, que realizarão um importante trabalho nas escolas da cidade, conscientizando desde diretores até alunos, a usarem a bicicleta como meio de transporte em potencial. Também é estudada a possibilidade de treinar guardas municipais e motoristas de táxi, a fim informarem a sociedade sobre os benefícios do convívio e do respeito de espaço entre veículos pesados, de passeio e a bicicleta.

O Secretário Estadual de Transporte foi recebido pelo Prefeito Jorge Mario no auditório da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), acompanhado dos Vereadores Mandinho e Arlei, dos Secretários Municipais José Alexandre Almeida (Governo), Michel Al Odeh (Turismo) e Leandro Aschar (Esportes). Também prestigiaram a recepção o Deputado Estadual Nilton Salomão, o Presidente e o Diretor Conselheiro da Acirvale (Associação Comercial, Industrial e Rural de São José do Vale do Rio Preto), Manoel Martins Esteves e Marcelo Antunes. A Aciat foi representada pelo Diretor de Relações Públicas Marcos Ferreira dos Santos e pelo Diretor de Eventos Marcondes Ferreira Lima. Depois, todos seguiram para a Praça Olímpica, onde foi assinado o convênio do Programa Rio - Estado da Bicicleta.

Lazer, transporte e promoção da saúde

Ciclistas de todas as idades aproveitaram a amanhã ensolarada do último domingo para pedalar. Como o aposentado Gentil Marques de Paula, de 81 anos, que em 1992 foi a Brasília e voltou de bicicleta. “Muito bom esse programa que a Prefeitura está aderindo, pois o ciclista deve ter local apropriado para circular com segurança”. O subgerente de restaurante Hélio Esteves também aprovou o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. “Esse programa promove a atividade física, diminui a quantidade de veículos em circulação, reduz a poluição ambiental, faz com que as pessoas economizem dinheiro com o estacionamento de veículos e ainda organiza o espaço urbano”, enumerou.

O ciclista Eder Monteiro veio de longe para participar da Pedalada em Teresópolis. “Cobri 70 quilômetros, desde Além Paraíba, em três horas e meia, só para participar do passeio”. Quem também marcou presença foi Antônio Lima Júnior. Ele causou sensação com sua bicicleta de madeira, que foi construída pelo pai dele. “Interessante a idéia de construir ciclovias na cidade, pois os ciclistas têm dificuldade de circular entre os veículos. Assim ficaremos mais seguros”, finalizou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui