Teresópolis toda na Internet

 

 

Exposição Coronel Claussen

Memória de Teresópolis na Casa de Cultura

Teresópolis, 16/03/2010 - Foi realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), a cerimônia de abertura da Exposição Coronel Claussen – O patriarca da política de Teresópolis.

O evento, promovido pela Secretaria de Cultura, contou com declamação de poesias, lançamento de livro e abertura da mostra propriamente dita. A exposição, que ficará aberta à visitação pública até 21 de abril, vai reunir documentos, fotografias e objetos ligados à vida do coronel Henrique Fernando Claussen, narrando assim a trajetória da família Claussen em Teresópolis.

“Preparamos uma justa homenagem ao Coronel Claussen, após 72 de seu falecimento. Na exposição, poderão ser vistos, pela primeira vez, documentos e fotografias de um importante período da história da cidade, incluindo interessantes aspectos da vida do coronel. O público também terá a oportunidade de acesso à genealogia das diversas ramificações da numerosa família Claussen e ainda das famílias Oliveira e Turl. O trabalho é muito interessante e será uma ótima oportunidade para descendentes, além de uma rica fonte de informações para pesquisadores, estudantes e quem aprecia a história de Teresópolis”, convida o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Promovida pela Secretaria de Cultura, a exposição foi idealizada pela professora e doutora em artes Nilza de Oliveira, e por seu irmão, o professor Henrique Fernando de Oliveira, bisnetos do coronel Claussen e descendentes de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, em parceria com a chefe do Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis, Regina Rebello.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui