Teresópolis toda na Internet

 

 

"Eu quero!": Campanha pelo turismo

Prefeitura apresentou calendário de eventos

Secretário de Turismo Michel Al Odeh lança a campanha “Eu quero!”, de sensibilização para que Teresópolis seja escolhida como destino indutor do turismo - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 12/03/2010 - Na última quarta, 10, a Prefeitura reuniu empresários do setor turístico, representantes de entidades empresariais e a imprensa, no Teatro Municipal, para apresentar o calendário de eventos de 2010 e também para lançar a campanha publicitária “Eu quero!” – Teresópolis destino indutor do turismo no Brasil.

Reunindo 27 grandes eventos turísticos e culturais entre janeiro e dezembro, o calendário atende ao projeto Cidade dos Festivais, do Governo Jorge Mario, e que tem como objetivo resgatar este título para Teresópolis.

 Calendário 2010

Secretário de Governo José Alexandre Almeida apresenta o calendário de eventos 2010, com atrações estratégicas para atrair um número maior de turistas - Foto: Roberto FerreiraAlguns destaques do calendário de eventos 2010 são o Festival Terê Bossa - Festival de Bossa Nova de Teresópolis, de 25 a 28 de março; o TerêMar - Festival de Frutos do Mar, de 15 a 25 de abril; e A Lapa sobe a Serra, que pretende transformar Teresópolis em capital do entretenimento, lazer e boemia, tendo como destaque o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, de 21 a 25 de maio.

Abrindo a temporada de inverno, estão programados treze eventos, entre junho e agosto. Entre eles, o Terê Fondue – Festival de Fondue, de 1 a 13 de junho; o Forrosópolis - Festival de Forró de Teresópolis, de 18 a 26 de junho; e o PONKANFEST - Festival da Ponkan, de 5 a 8 de agosto.

O Festival de Dança, de 12 a 15 de setembro; o Festival de Cinema de Montanha, de 1 a 4 de outubro, o Festival da Criança, de 9 a 12 de outubro; O Fenatal – Festival de Decoração Natalina, de 4 a 11 de novembro; o Festival de Fotografia, de 13 a 28 de novembro; e o Festival de Literatura, de 1 a 7 de dezembro, são eventos criados pelo Governo Jorge Mario e que vão somar a outros tradicionais do calendário da cidade, como o ChocoSerra – Festival de Chocolate de Teresópolis, e a Feport – Festa do Produtor Rural, todos reformulados para oferecer melhor infraestrutura e atrações para o público.

Durante a apresentação, o Secretário Municipal de Governo, José Alexandre Almeida, informou que o objetivo principal é criar motivação para que os turistas subam a serra. “Vamos trabalhar os principais mercados emissores, que são Rio, São Paulo e Belo Horizonte. Com o calendário, os empresários da cidade podem se planejar e criar pacotes para aumentar o fluxo de turistas. Nossa meta é aumentar em 20% o número de visitantes em 2010 em relação a 2009. E para que tudo dê certo, o Governo Municipal busca a parceria das entidades da cidade e da iniciativa privada para financiar todas as ações”.

Destino indutor

Em seguida, o Secretário Municipal de Turismo, Michel Al Odeh, lançou a campanha publicitária “Eu quero!” – Teresópolis destino indutor do turismo no Brasil. Reunindo cartazes, banners, adesivos e filipetas, e com divulgação planejada na mídia, a campanha pretende mobilizar o setor turístico e sensibilizar a população sobre a importância de Teresópolis ser selecionada pelo Ministério do Turismo como destino indutor do turismo.

Para tanto, a cidade deve ter infraestrutura básica e turística e atrativos qualificados para atrair turistas e distribuir esses visitantes pelos municípios vizinhos, dinamizando a economia regional. Atualmente, apenas Petrópolis, na Região Serra Verde Imperial, é um destino indutor. “Ser destino indutor traz muitas vantagens. Além de visibilidade nacional e internacional, o município passa a ter acesso facilitado aos recursos federais provenientes do Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo) para serem aplicados em infraestrutura. E atraindo mais turistas, nossa economia é impulsionada, o que atende à política de desenvolvimento socioeconômico proposta”.

Teresópolis está no estágio final para se tornar um destino indutor. Pesquisadores de campo do Ministério do Turismo e Fundação Getúlio Vargas visitarão a cidade de 22 a 26 de março, quando serão feitas visitas técnicas e entrevistas aos principais atores da cadeia produtiva do turismo. Logo depois, o município receberá o relatório do estudo de competitividade.

Incentivo ao turismo aprovado

Prestigiando a apresentação do calendário de eventos e também o lançamento da campanha de Teresópolis como destino indutor, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Dr. Habib, enalteceu a iniciativa da Prefeitura. “O ano de 2009 foi destinado à captação de recursos pelo Prefeito Jorge Mario. Em 2010, Teresópolis será um canteiro de obras e realizações. Legislativo e Executivo estão unidos em prol de uma cidade melhor”, discursou Dr. Habib. Também acompanharam a solenidade os Vereadores Cleyton Valentim, Dr. Carlão, Waguinho e Marcelo Oliveira.

Aliado da Prefeitura na recuperação da Fonte Judite, no Alto, importante atrativo turístico da cidade, o empresário Marcelo Augusto, diretor de operações da Viação Dedo de Deus, também prestigiou a solenidade. Ele incentivou outros empresários a seguirem o seu exemplo e adotar um atrativo turístico. “Apoiamos todas as iniciativas desta gestão municipal para incrementar o turismo. As empresas que tiverem condição deveriam adotar um atrativo da cidade, para que o município esteja melhor preparado para os eventos anunciados”.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui