Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis beneficiada pelo Rio Rural

Sec. Estadual veio à cidade duas vezes na última semana

Teresópolis, 12/03/2010 - Recebido pelo Prefeito Jorge Mario na última quarta, 10, o Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, anunciou que Teresópolis será beneficiada pelo Programa Rio Rural.

A proposta é que os produtores destinem parte de suas propriedades para a preservação de nascentes e matas, conforme determina uma lei federal, adotando práticas de manejo sustentável. Após a definição das áreas contempladas serão feitas reuniões com a comunidade para a divulgação do projeto.

Foi a segunda visita do Secretário à cidade em pouco mais de uma semana. Ele esteve na Prefeitura no início de março para oficializar a entrega de uma das 17 patrulhas mecanizadas que o Governo do Estado disponibilizou para a manutenção das estradas vicinais. Na ocasião, Christino Áureo também ofereceu ao Prefeito Jorge Mario R$ 1 milhão em créditos para os programas Frutificar, de incentivo à produção da tangerina ponkan, e Prosperar, voltado para as agroindústrias de base familiar.

“A visita do Secretário Christino Áureo mostra que a nossa parceria com o Governo do Estado está cada vez mais sólida. Essa frequência com que ele visita o município serve para aprofundar esse contato e estender esse relacionamento visando o desenvolvimento da nossa agricultura de forma sustentável, e a geração de emprego e renda”, avaliou o Prefeito Jorge Mario.

Com recursos de US$ 39,5 milhões do Banco Mundial e igual contrapartida do Governo do Estado, o Rio Rural prevê a melhoria dos processos da produção agrícola familiar, saneamento rural, recuperação de estradas vicinais e promoção da convivência harmônica entre a agricultura e o meio ambiente, com forte incentivo à produção orgânica e à diminuição da utilização de agrotóxicos em geral.

Entrando na segunda etapa, o Rio Rural vai contemplar 270 microbacias hidrográficas em 59 municípios, beneficiando 37 mil famílias rurais. Os agricultores beneficiados recebem recursos para aplicar em projetos de agricultura sustentável, contribuindo com o aumento da produtividade, a recuperação do solo e a conservação de áreas de Mata Atlântica.

“Teresópolis foi selecionada com quatro microbacias no programa Rio Rural, o que o torna o município com o maior número de microrregiões beneficiadas”, explicou o Secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo. “Além disso, o agricultor vai receber uma ajuda para a proteção de nascentes e o replantio de matas ciliares, podendo aplicar ainda em iniciativas para melhorar o beneficiamento de hortaliças”.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui