Teresópolis toda na Internet

 

 

'Brasilidades' na Casa de Cultura

Painel de teresopolitanos será exposto em NY

O painel ‘Brasilidades’, que será exposto em Nova York durante o mês de maio - Foto: Ricardo GuarilhaTeresópolis, 11/03/2010 - Inaugurada na última sexta-feira, 5 de março, a Exposição ‘Brasilidades’ pode ser visitada até o dia 14, na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/n – Araras). Promovida pelo Núcleo de Arte Contemporânea do Instituto Integrartes, com apoio da Secretaria de Cultura, a mostra coletiva reúne trabalhos de 14 artistas plásticos de Teresópolis.

Uma das obras será exposta em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), durante o mês de maio. Integram a Exposição ‘Brasilidades’ os seguintes artistas: Clélia Brito, Izadora Andrade, Nina Schermann, Vanessa Barini, Marcia Tayt-sohn, Anna Sommers, Liliane Regadas, Ruth Bilé, Rosângela Calvosa, Tetê Lacerda, Patrícia Lopes, Sônia Barros, José Antônio e Ricardo Guarilha.Secretário de Cultura Wanderley Peres, Subsecretário Ronaldo Fialho e os artistas participantes - Foto: Cláudio Furtado

A exposição montada na Casa de Cultura reúne telas e elementos aéreos com pinturas, colagens e gravuras, utilizando técnicas mistas. Além dos trabalhos individuais, a mostra inclui ainda uma obra coletiva – um painel oval, com dimensões de 1,20m x 2,60m, composto por 14 fragmentos, cada um deles uma obra isolada.

Juntos, os fragmentos formam um quebra-cabeça, que representa a diversidade e, ao mesmo tempo, a unidade brasileira. Esta obra coletiva, que dá nome à exposição, é o grande destaque da mostra, pois estará, em breve, participando de outra exposição, também com o mesmo nome, em Nova York, nos Estados Unidos.

A boa notícia é resultado da associação entre o Instituto Integrartes e o Brazilian Endowment for the Arts (BEA), instituição com sede em Nova York que visa promover a cultura brasileira naquele país. O presidente da BEA, Domício Coutinho, escritor brasileiro residente nos EUA, percebeu que as duas entidades estavam afinadas em suas propostas e, a partir daí, propôs a criação de uma ponte cultural, incluindo a participação do Integrartes em duas exposições na instituição, em Nova York. O projeto ‘Brasilidades’ foi criado exclusivamente para esta exposição, que será inaugurada dia 4 de maio, no Art Hall da BEA. O trabalho despertou tanto o interesse da instituição americana que levou a curadora, Alcinda Saphira, a adotar também o título ‘Brasilidades’ para dar nome à exposição naquele país. A mostra vai incluir trabalhos diversos de artistas plásticos brasileiros, além de artistas brasileiros residentes nos Estados Unidos e filhos de brasileiros.

Enquanto maio não chega, o painel e os outros trabalhos dos 14 artistas teresopolitanos podem ser vistos na galeria da Casa de Cultura, de segunda a sábado, das 10h às 18h. Na última sexta-feira, 5, durante a inauguração, os participantes estavam mais do que entusiasmados. “Este projeto foi criado com muito carinho e é resultado de um grande trabalho de equipe. O painel mostra a heterogeneidade que marca o Brasil, ressaltando a individualidade de cada artista. Estamos vivendo um momento de muita alegria. Este é um marco para o Instituto Integrartes e também para Teresópolis”, comemorou Clélia Britto, coordenadora do Núcleo de Arte Contemporânea do Integrartes.

“Como Secretaria de Cultura, temos muito orgulho em receber uma exposição do Integrartes e, como teresopolitanos, ficamos felizes em ver que a arte de Teresópolis está ultrapassando fronteiras. Todos estes artistas merecem os nossos parabéns”, enalteceu o Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Representando a diretoria do Integrartes, o cantor Fernando Mello também parabenizou o grupo. “O Núcleo de Arte Contemporânea é um orgulho para o instituto e tem realizado trabalhos sempre surpreendentes. Que esta exposição seja o trampolim para muitas outras conquistas”, elogiou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui