Teresópolis toda na Internet

 

 

Pedalada no domingo

Participe e promova a bicicleta como meio de transporte

Teresópolis, 11/03/2010 - O Prefeito Jorge Mario e o Secretário Estadual de Transporte, Júlio Lopes, assinam o convênio que trará para a região serrana, pela primeira vez, o Programa Rio – Estado da Bicicleta. O documento estreita a parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e a Secretaria Estadual de Transportes e tem o objetivo de fomentar a bicicleta como meio de transporte urbano.

Para marcar essa ação, uma pedalada acontecerá neste domingo, 14, às 10h, saindo do Parque Regadas para percorrer as principais vias da cidade. A pedalada conta com o apoio da Prefeitura de Teresópolis e ACIAT – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis.

“O programa propõe colocar o Rio na vanguarda mundial com a implantação de um sistema que promove a bicicleta como meio de transporte integrados aos demais modais, como trem, ônibus e metrô e, ao mesmo tempo, seja o incentivo ao uso de um transporte não poluente. O sistema já é plenamente utilizado em países como França, Holanda, Espanha e Alemanha. No Brasil, o Rio de Janeiro é um dos primeiros estados do país a investir na bicicleta como meio de transporte urbano e não somente como lazer. O usuário vai utilizar a bicicleta no primeiro trecho da sua viagem, encurtando o tempo que leva para chegar aos outros modais e ainda economiza no bolso”, explicou o secretário Julio Lopes.

Para o Prefeito Jorge Mario, a assinatura do convênio é um marco para Teresópolis. “O Programa Rio – Estado da Bicicleta mostra a preocupação de Teresópolis com a causa ambiental, para conscientizarmos as pessoas a usarem mais a bicicleta no dia-a-dia. Além de ser uma opção de lazer, é uma prática saudável”, comentou o Prefeito.

O Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, acredita que a prática do ciclismo é uma estratégia positiva para desafogar o trânsito em Teresópolis. “O evento tem o objetivo de conscientizar o cidadão de que a bicicleta é mais que um meio de lazer, é um meio de transporte comum em todo o mundo. É uma prática ecologicamente correta e boa para o turismo e para a saúde”, avaliou.

Programa Rio – Estado da Bicicleta

O Rio-Estado da Bicicleta conta com três etapas que serão iniciadas em Teresópolis a partir da assinatura do convênio. O primeiro passo é a assinatura do convênio, marcada pela própria pedalada. Em seguida, engenheiros viários da Secretaria visitam o município e realizam o Estudo do Trânsito, que deverá diagnosticar os pontos que passarão por intervenções no trânsito, além dos locais onde deverão ser construídas ciclovias e ciclofaixas, e instalados os bicicletários. Também faz parte da análise a verificação de necessidade de inversões de sentido de tráfego, modificações na sinalização, pontos de integração com outros modais. O projeto conta ainda com a participação de especialistas em educação no trânsito, que realizarão um importante trabalho nas escolas da cidade, conscientizando desde diretores até alunos, a usarem a bicicleta como meio de transporte em potencial. Também se estuda a possibilidade de treinar guardas municipais e motoristas de táxi, a fim informarem a sociedade sobre os benefícios do convívio e do respeito de espaço entre veículos pesados, de passeio e a bicicleta.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui