Teresópolis toda na Internet

 

 

Parceria entre Marcos Palmeira, Prefeitura e Fundação Banco do Brasil

Agroecologia em TeresópolisPrefeito Jorge Mario e ator Marcos Palmeira - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 10/03/2010 - Já estão disponíveis cerca de R$ 300 mil para a Prefeitura de Teresópolis implantar, no 2º semestre, 30 unidades da PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável).

A iniciativa está inserida no projeto Unidades Familiares de Produção Agrícola Sustentável, uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil, o SEBRAE e o Ministério da Integração Nacional. A alternativa de tecnologia social para pequenas propriedades rurais tem como principais vantagens a dispensa do uso de agrotóxicos, a redução da aquisição de insumos e a garantia de uma alimentação saudável e barata.

Secretário de Agricultura Fernando Mendes, idealizador da PAIS Aly Ndiaye, Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil Flávio Castro, Prefeito Jorge Mario e Marcos Palmeira - Foto: Roberto FerreiraA notícia foi dada ao Prefeito Jorge Mario na última sexta, 5, pelo presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, durante visita à Fazenda Vale das Palmeiras, de propriedade do ator Marcos Palmeira. Localizada em Sebastiana, no interior do município, a fazenda é uma das referências de produção orgânica no município, aliando em 200 hectares o cultivo de legumes, frutas e hortaliças e a criação de diversos animais.

Durante o encontro, o Prefeito Jorge Mario e Marcos Palmeira defenderam uma parceria para o incremento da agroecologia e do desenvolvimento sustentável do município.

Sistema de produção agrícola alternativa, a agroecologia busca a sustentabilidade da agricultura familiar através do resgate de práticas que permitam ao agricultor pobre produzir sem depender de insumos industriais, como agrotóxicos, por exemplo.

“Nosso governo busca recursos e parcerias para a implementação de políticas públicas que resultem na produção de alimentos aliada à preservação ambiental. Investimos para alcançar o equilíbrio entre a produção econômica, a proteção do meio ambiente e a saúde do ser humano. Sempre tendo em vista o desenvolvimento socioeconômico do município e a melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou o Prefeito.

O ator Marcos Palmeira manifestou o seu interesse em colaborar com iniciativas que transformem Teresópolis numa cidade verde sustentável. “Abrimos um canal de relacionamento muito importante. Pela primeira vez, em 13 anos, tenho um contato tão positivo com o poder público, onde percebi que todos estão focados no desenvolvimento responsável da atividade agrícola”.

O Secretário de Agricultura, Fernando Mendes, informou que o Governo Jorge Mario tem como uma de suas prioridades no setor o fomento à agroindústria. Tanto que desde fevereiro a Secretaria conta com uma engenheira agrônoma para prestar assistência técnica e orientação a toda cadeia produtiva do município. “Qualquer iniciativa que incentive essa política, como a da Fazenda Vale das Palmeiras, é bem-vinda, tendo em vista a possibilidade de investimentos de recursos do Banco do Brasil para acelerar o processo”. Fernando Mendes explicou também que a Prefeitura vem investindo na transição da produção agrícola convencional para a orgânica. “Temos consciência que é um processo de longo prazo, mas que deve ser iniciado”.

Também participaram do encontro o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, acompanhado de sua equipe técnica, além de Aly Ndiaye, agrônomo responsável pelas culturas orgânicas da Fazenda Vale das Palmeiras e idealizador da PAIS.

O ator Marcos Palmeira ficou satisfeito ao conhecer o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos, iniciativa pioneira que tem por objetivo incentivar a agricultura familiar do município, atender a clientela dos programas sociais coordenados pela Prefeitura de Teresópolis e utilizar cerca de 30% dos produtos alimentícios na confecção da merenda servida nas 90 escolas e creches da rede municipal de ensino.

No final da visita, o ator Marcos Palmeira foi convidado a apoiar uma campanha da Prefeitura para incentivar a coleta seletiva de lixo, implantada em dezembro de 2009 pelo Governo Jorge Mario em 12 comunidades, na cidade e no interior. “Pretendo conhecer o programa e visitar o galpão onde a coleta seletiva é processada”, garantiu.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui