Teresópolis toda na Internet

 

 

18 Escolas em tempo integral

"Mais Educação" será implantado em Teresópolis

Teresópolis, 10/03/2010 - Teresópolis tem motivos para comemorar mais uma conquista na educação. Através das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação conseguiu, junto ao MEC, incluir 18 escolas municipais no Programa Mais Educação do Governo Federal.

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar e para o desenvolvimento de cada ação. O Governo Federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio. Graças a este programa, um dos maiores desejos do Prefeito Jorge Mario em relação à Educação Municipal poderá ser efetuado: a realização de atividades no contraturno, aumentando o tempo de permanência dos alunos nas escolas e melhorando com isso o desempenho escolar.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, o programa Mais Educação possibilita ações na área da cultura, do esporte, dos direitos humanos e desenvolvimento social, entre outras, considerando-as novos territórios educativos. “Estamos comemorando mais esta conquista da educação de Teresópolis. Através do Mais Educação, poderemos diminuir as desigualdades educacionais de alguns de nossos pólos de ensino, valorizar a diversidade cultural de nossa região induzindo a ampliação e a organização curricular na perspectiva da educação integral”, comemora Magali.

O Prefeito Jorge Mario também celebrou a notícia, lembrando que a iniciativa da escola em tempo integral já fazia parte do seu programa de governo. "Utilizar o horário do contraturno escolar dos alunos com atividades culturais e pedagógicas é uma das estratégias que visa contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, pela articulação de ações, projetos e programas que já discutíamos desde a criação do nosso programa de Governo", explicou o Prefeito. “Temos certeza que a qualificação do ambiente escolar através de mais esta parceria com o Governo Federal só contribuirá para que nossas escolas se tornem cada vez mais atrativas para nossos alunos", complementou.

Programa Mais Educação

O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para aumentar o espaço e o tempo educativo dos alunos da rede pública, atuando em três focos: ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, aumentar o espaço utilizado para a educação — com a utilização de ambientes da comunidade e do bairro — e trazer mais atores sociais para dentro dos colégios. Os recursos para execução do Programa serão transferidos por intermédio do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola – para implementação da Educação Integral e destina-se ao ressarcimento de despesas de alimentação e transporte de monitores, contratação de serviços e aquisição de materiais.

A Chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, professora Carla Rabello, enfatiza que além dos alunos beneficiados, diversos profissionais de Educação também ganharão com a implementação do Mais Educação em Teresópolis. “Associada ao processo de escolarização, a Educação Integral pressupõe aprendizagem conectada às áreas de interesse dos alunos com a contratação de profissionais que poderão possibilitar esta conexão. Assim, o Mais Educação abre espaço para o trabalho dos profissionais da educação, dos educadores populares, estudantes e agentes culturais denominados monitores”, explica Carla.

Em Teresópolis, as escolas pré-selecionadas para participarem do Programa Mais Educação em 2010, são: Centro Educacional Beatriz Silva, Centro Educacional Helena Paula Tavares, Escola Municipal Alice Saldanha, Escola Municipal Dorvalino de Oliveira, Escola Municipal Elza Oliveira Tricano, Escola Municipal Estado de Israel, Escola Municipal Francisco Maria Dallia, Escola Municipal Lar de Isabel, Escola Municipal Manoel da S. Medeiros Sobrinho, Escola Municipal Manoel José Fernandes, Escola Municipal Marilia de Oliveira Silva Porto, Escola Municipal Pastor Assis Cabral, Escola Municipal Prof. Irene Santana do Vale, Escola Municipal Prof. Alice Saldanha, Escola Municipal Professor Paulo Freire, Escola Municipal Sakurá, Escola Municipal Sebastião Branco e Escola Municipal Prof. João Adolfo Josetti.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui