Teresópolis toda na Internet

 

 

Geremias Cruz no "Música na Matriz"

Músico encantou - Projeto volta a ser mensalMúsico Geremias Cruz - Foto: Claudio Furtado

Teresópolis, 10/03/2010 - No último domingo, 7 de março, foi realizada na Matriz de Santa Teresa (Praça Balthasar da Silveira), às 16h, a primeira edição de 2010 do projeto Música na Matriz, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

A atração do evento foi o violonista Geremias Cruz, professor dos cursos de violão, cavaquinho e flauta doce da Secretaria de Cultura, que apresentou o Recital de Violão Clássico. A partir de agora, o projeto, coordenado pela professora Célia Seabra, passa a ser mensal, sempre no primeiro domingo do mês, e a próxima edição já está marcada para 4 de abril.

Foto: Claudio FurtadoGeremias Cruz apresentou dezenove obras para violão solo, de autores e estilos variados, do Século XVIII aos dias atuais. Entre elas, ‘Jesus, Alegria dos Homens’, de Bach; ‘Estudo nº 6 em Bm’, de Fernando Sor; ‘Lágrima’, de Francisco Tarrega; ‘Um dia de Novembro’, de Leo Brouwer; ‘Cavatina’, de Stanley Myers; ‘Sons de Carrilhões’ e ‘Brasileirinho’, de João Pernambuco; ‘Dr. Sabe-Tudo’ e ‘Se ela perguntar’, de Dilermando Reis, ‘Prelúdio nº 1’ e ‘Prelúdio nº 3’, de Villa-Lobos; e ‘La Catedral’, de Agustín Barrios.

Além da apresentação, o recital contou ainda com comentários sobre cada composição, autor, estilo e época, enfim, um pouco da história de cada música. Ao fim do concerto, o violonista foi aplaudido de pé.

“Agradeço à Prefeitura e à Secretaria de Cultura pela oportunidade de estar aqui e pelo constante apoio que não só eu, mas todos os professores recebem”, comentou Geremias.

O público, que prestigiou a apresentação do violonista, saiu satisfeito. “Impressionante o que é capaz de fazer um único violão. Belo espetáculo”, comentou o Vereador Dr. Carlão. A administradora Elisabeth Medeiros ficou encantada. “Maravilhoso. É a única palavra que consigo dizer. Eu não esperava um concerto tão bonito feito com violão. O Geremias se superou. Estou extasiada”, elogiou. O violinista Vinícius Pacheco também aprovou. “Uma apresentação muito interessante, com repertório diversificado e uma finalização perfeita, com La Catedral. A Secretaria de Cultura está de parabéns por dar continuidade a um projeto como este”, destacou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui