Teresópolis toda na Internet

 

 

Pique Jovem substitui o Promaj

Programa vai oferecer cursos de qualificação

Magali Tayt-Sohn, Prefeito Jorge Mario, Dr. Habib, Rudimar Caberlon e integrantes do Pique Jovem comemoram o lançamento do programa - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 10/03/2010 - Com a presença maciça dos jovens e adolescentes atendidos pelo programa, o Pique Jovem - Programa de Integração, Qualificação e Empreendedorismo foi lançado na última sexta-feira, 5, no Teatro Municipal.

Além das atividades administrativas que os jovens entre 14 e 18 anos incompletos vão exercer, o Pique Jovem substituirá o Promaj (Programa Municipal de Atendimento ao Jovem) e vai oferecer cursos de qualificação profissional nas áreas de administração, educação e saúde. O objetivo é que após a passagem pelo Pique Jovem os integrantes do programa sejam inseridos no mercado de trabalho. Participaram da cerimônia o Prefeito Jorge Mario e a primeira-dama, Cláudia Sedlacek, Secretários e Subsecretários Municipais e Vereadores.

Secretária Magali Tayt-Sohn apresenta o Pique Jovem para um grande público presente ao lançamento do programa - Foto: Roberto FerreiraNa apresentação do Pique Jovem, a Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, ressaltou a importância do mesmo para os jovens e adolescentes teresopolitanos.

“Apresentar esse programa é motivo de orgulho para mim. Tínhamos uma preocupação com os jovens que atuavam nos estacionamentos rotativos porque eles estavam expostos a todo tipo de constrangimento. Além disso, eles não tinham oportunidade de se especializar, pois em um período do dia estudavam e no outro se dedicavam aos afazeres no Promaj. A partir de agora, três vezes por semana poderão se dedicar a um dos cursos oferecidos pela Prefeitura, através do Centro de Formação Profissional. Educação é o que move o mundo e quanto melhor o nosso conhecimento, mais portas serão abertas para nós”, frisou Magali Tayt-Sohn, que também fez um pedido aos empresários e comerciantes para que se sensibilizem e assinem termos de adesão com o programa. Assim, os jovens terão mais oportunidades no momento em que precisarem passar da teoria dos cursos para a prática nos postos de trabalho.

Após assinar o Decreto que cria o programa, o Prefeito Jorge Mario entregou os novos uniformes para seis integrantes do Pique Jovem e fez um agradecimento especial às costureiras do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Barroso, Sebastiana, Tatiana e Mariana, pela confecção das novas roupas.

Jéssica Silva Rosa, de 17 anos, está no Promaj há dois anos e meio. Ela trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Social e se interessou pelo curso de administração do novo programa. “Estou muito interessada no curso de auxiliar administrativa. Como já tenho experiência na área, com essa especialização terei mais chances de conseguir um bom emprego futuramente”.

Pique Jovem

O Pique Jovem tem o objetivo de qualificar e preparar o jovem para o mercado de trabalho e/ou ocupações alternativas geradoras de renda, sempre respeitando suas aptidões, e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania. Buscando contribuir com o reconhecimento e a valorização dos direitos humanos, para a superação das desigualdades e diferenças de classe, raça, orientação sexual, etnia, gênero e geração.

Além do fortalecimento das ações de inserção através de parceria com o setor empresarial e movimentos sociais, envolvendo ações de responsabilidade social, fomento à economia solidária e ao autoemprego. O programa desenvolverá atividades objetivando a geração de renda; a formação profissional; a vivência das relações que envolvem o mundo do trabalho; adquirir ou aprimorar conhecimentos; ter responsabilidade em suas ações; e diminuir a exposição a riscos sociais e pessoais.

A gestão e a execução do Pique Jovem se darão por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, sem prejuízo da participação de outras secretarias municipais. Compete ao Programa de Integração, Qualificação e Empreendedorismo a formação sócio-educativa para: auxiliar administrativo, auxiliar de creche e auxiliar de saúde, procurando atender suas necessidades básicas e fundamentais do ser em desenvolvimento evidenciando o exercício da cidadania. Os jovens integrantes do Programa obterão os benefícios bolsa-auxílio mensal e passes urbanos oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O Pique destina-se aos jovens de ambos os sexos, dos 14 aos 18 anos incompletos e com baixo nível sócio-econômico e/ou pertencentes à família beneficiária do Programa Bolsa Família; egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI; egressos ou vinculados a programas de combate ao abuso e à exploração sexual; em cumprimento ou egressos de medidas de proteção, conforme disposto na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e Adolescente; e egressos de medidas sócio-educativas de internação ou em cumprimento de medidas em meio aberto, conforme disposto na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Programa de Integração, Qualificação e Empreendedorismo será desenvolvido a partir da seguinte metodologia: recrutamento e processo seletivo a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Social e treinamento e encaminhamento para atividades sócio-educativas através da Secretaria de Educação.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui