Teresópolis toda na Internet

 

 

Estudando e conhecendo o 2º Distrito

Unifeso apresenta pesquisa feita no Brejal

Equipe do UNIFESO e Pres. da AMAFASB, Sr. Ricardo Ferreira - Foto: Arquivo / AMAFASBTeresópolis, 09/03/2010 - Professores e alunos dos cursos do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foram até a comunidade do Brejal, no interior de Teresópolis, no dia 28 de fevereiro, para apresentar o resultado da pesquisa socioeconômica do Programa Integração Escola Trabalho Comunidade (PIETRAC). No próximo sábado, dia 13, o assunto voltará a ser debatido em seminário.

A pesquisa foi realizada nessa comunidade durante a Semana da Responsabilidade Social “UNIFESO Abre Portas”, em outubro do ano passado. A apresentação também contou com a participação da professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do CCHS.

Por solicitação da Associação de Moradores, Amigos e Produtores da Fazenda Suíça, Brejal e Parque Boa União (AMAFASB), que necessita de informações reais para promover trabalhos pontuais nas comunidades, cerca de 40 alunos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia do CCHS aplicaram questionário socioeconômico cultural para 92 moradores, que levantou dados gerais como a relação dos moradores com as áreas de serviços públicos, entre outros itens.

“Entre os resultados encontrados, os moradores apontaram a dificuldade do acesso à saúde; a falta de iluminação pública, mesmo com o pagamento da taxa; a preocupação com a educação dos filhos, já que a única escola que existe no lugar está inoperante, além da reivindicação por asfaltamento na rua principal do Brejal, mesmo constando na prefeitura que a mesma já é asfaltada”, destacou a professora Roberta Montello Amaral, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, que participou da elaboração do questionário e tabulação dos resultados. “Essa pesquisa foi pioneira, pois no estado do Rio de Janeiro até então não tinha havido solicitação de associação de moradores para pesquisas como essa”, completa.

Para a professora Telma de Amorim da Silva, dos mesmos cursos, “a oportunidade de realizar esse trabalho foi importante para os alunos colocarem em prática o conhecimento teórico e exercer a missão do UNIFESO, promovendo o desenvolvimento regional e contribuindo para a construção de uma sociedade justa, solidária e ética”, destacou.

Neste sábado, dia 13 de março, o UNIFESO realizará seminário para que os estudantes do CCHS conheçam e discutam os resultados da pesquisa.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui