Teresópolis toda na Internet

 

 

II Feira Feminista de Economia Solidária

Evento acontece neste fim de semana

Seminário de formação para o fortalecimento e a promoção da cidadania feminina: Secretária dos Direitos da Mulher Norma Suely, Primeira-dama Cláudia Sedlacek, Prefeito Jorge Mario e Presidente da Câmara Municipal, Vereador Dr. Habib - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 09/03/2010 - Iniciativa do Governo Municipal para a promoção e a autonomia dos grupos produtivos femininos de Teresópolis, a II Feira Feminista de Economia Solidária será realizada neste sábado, 13, e domingo, 14, na Praça Governador Portela, ao lado da Prefeitura.

O evento tem por objetivos valorizar os princípios feministas e de economia solidária, fomentando a igualdade de gênero, o empreendedorismo solidário e a responsabilidade ambiental, ampliando e consolidando os espaços de comercialização para as mulheres. No espaço, são vendidos diversos tipos de artesanato e trabalhos manuais, com boas opções para presentear ou deixar a casa mais bonita.

Nesta semana, foram apresentados seminários de formação realizados pela Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher direcionados às cerca de 140 mulheres que vão participar da Feira.

Com o tema “Gênero e economia solidária”, o primeiro seminário aconteceu no Teatro Municipal, com abertura solene pelo Prefeito Jorge Mario, acompanhado da Primeira-dama, Cláudia Sedlacek. “Construímos políticas públicas direcionadas ao público feminino em parceria com as mulheres de Teresópolis. Esse trabalho realizado em conjunto permite ao nosso município ser exemplo na promoção dos direitos das mulheres em todo o Estado do Rio de Janeiro e até no Brasil”, enalteceu o Prefeito. Também prestigiaram o seminário os Vereadores Dr. Habib - Presidente da Câmara Municipal, Waguinho e Mandinho.

Segundo a Secretária dos Direitos da Mulher, Norma Suely Gomes dos Santos, em Teresópolis as mulheres contam com importantes ações para o fortalecimento da cidadania feminina, além do enfrentamento à violência. “A Prefeitura investe no empreendedorismo feminino, na qualificação e na orientação das mulheres para que, cada vez mais, elas garantam o seu espaço no mercado de trabalho”.

Para a palestrante, a Historiadora Maria Eduarda Quiroga, que é integrante da Marcha Mundial de Mulheres, a Prefeitura de Teresópolis está no caminho certo ao incentivar o empoderamento das mulheres para combater a opressão sobre o público feminino. “Ao assumir esse papel, o poder público contribui para uma mudança cultural das relações, incentivando o respeito entre homens e mulheres e promovendo a emancipação econômica dessa parcela da população, para que elas assumam o seu real papel na família, na sociedade e no mundo”, disse.

Também marcou presença no Seminário a Advogada Marisa Gaudio, Presidente da OAB Mulher em Teresópolis. “Muito importante esse trabalho realizado pelo Governo Jorge Mario, através da Secretaria dos Direitos da Mulher, para alçar ainda mais as mulheres na sociedade através da sua promoção social e econômica e da prevenção à violência doméstica”.

As empreendedoras que vão participar da II Feira Feminista de Economia Solidária aprovaram a realização dos seminários. Elas estão animadas com a realização da segunda edição do evento. Como a costureira Silvia Rezende, que confecciona roupas infantis. “Muito bom termos esse espaço para expor e vender os artigos que produzimos. Iniciativa muito boa para auxiliar as mulheres que querem ser independentes”, elogiou. A artesã Santana Souza Ferreira da Silva vai participar da Feira pela segunda vez, expondo e vendendo artigos de cestaria, tapetes, colchas de retalho, bolsas e chapéus com materiais recicláveis. “Estou realizando o maior sonho da minha vida. Sempre fiz artesanato e não tinha onde vender”, comentou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui