Teresópolis toda na Internet

 

 

Formando jovens lideranças

Programa de formação em Teresópolis

Wagner Guerra da Fonseca, do Sescoop-RJ, Prefeito Jorge Mario - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 09/03/2010 - Em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, o Sescoop-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio de Janeiro) está implantando no Município o Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas.

O objetivo é fomentar estratégias de gestão de cooperativas e viabilizar alternativas de sucessão nessas organizações, garantindo a continuidade e o fortalecimento do sistema. O programa será implantado através do NAC Serrana (Núcleo de Apoio ao Cooperativismo), localizado na Avenida Feliciano Sodré, 680, na Várzea, em frente à Prefeitura, e que será inaugurado em breve.

“Ações como essa, integradas ao incentivo para a criação de cooperativas, são fundamentais para a promoção do desenvolvimento local e o combate ao desemprego, um dos compromissos do nosso Governo”, destacou o Prefeito Jorge Mario.

O acordo de cooperação técnica foi fechado na última sexta, 26. Participaram da reunião, representando o poder público, o Prefeito Jorge Mario e o Secretário Municipal de Governo, José Alexandre Almeida, e representando o Sescoop-RJ, o Presidente Wagner Guerra da Fonseca, a superintendente da instituição, Maria de Fátima Rodrigues, o responsável pelo NAC, Alex Moreira, e o Presidente da Interpress, Marcos Ferreira dos Santos, que é filiado ao Sescoop.

“A vinda do Sescoop-RJ para Teresópolis representa o fortalecimento da parceria com o Poder Público. Trata-se de excelente alternativa para o combate ao desemprego, focada na preparação dos jovens para o mercado de trabalho e no incentivo ao cooperativismo”, opinou Wagner Guerra da Fonseca.

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) é uma sociedade civil de natureza privada sem fins lucrativos. Criado pelo Governo Federal através da Medida Provisória 1.715 de 03/09/1998, a partir da luta empreendida após o XI Congresso Brasileiro de Cooperativas, que resultou no reconhecimento do importante papel que as cooperativas de todos os ramos desempenham no contexto da economia nacional. Tem como missão capacitar e treinar as pessoas envolvidas no movimento cooperativista do Estado do Rio de Janeiro, possibilitando a autogestão das cooperativas.

O programa

Destinado a moças e rapazes na faixa de 16 a 24 anos, com o Ensino Médio em curso ou concluído, que estejam vinculados a uma cooperativa e que obtenham nota igual ou superior a sete na seleção do curso, o Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas desperta o interesse pelo negócio cooperativo, capacita jovens para gerir esse negócio de forma competitiva, exercendo seu papel de liderança. Mais que tudo, prepara esse jovem para encarar com confiança os desafios do mercado de trabalho.

O curso tem 290 horas/aula, e o conteúdo programático inclui doutrina e filosofia cooperativista, organização, gestão de pessoas, gestão de processos e projetos e projeto aplicativo. Esses conteúdos serão desenvolvidos em três módulos – Básico: com 80 horas/aulas; Intermediário: com 90 horas/aulas; e Avançado: com 120 horas/aulas. Três apostilas, um livro do professor e um livro de exercícios constituirão o material didático.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui