Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis recebe máquinas agrícolas

Demandas do Orçamento Participativo

Prefeito Jorge Mario, ao lado do Secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo, e do Vice-Governador, Luis Fernando Pezão - Foto: Roberto FereiraTeresópolis, 09/03/2010 - Na última semana o Prefeito Jorge Mario esteve na Escola de Bombeiros Coronel Sarmento, em Guadalupe, Zona Norte do Rio, participando da solenidade de entrega de 122 máquinas e equipamentos agrícolas, que vão compor 17 patrulhas mecanizadas, para recuperação e manutenção das estradas vicinais em todo o estado do Rio de Janeiro.

O encontro foi marcado pelas presenças do Vice-Governador do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão, do Presidente da Alerj, Jorge Picciani, do Secretário de Agricultura do Estado, Christino Áureo, do Presidente da Emater, Justino Antônio da Silva, do Prefeito de Teresópolis, Jorge Mario, do Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Mendes, do Vereador Ademir Enfermeiro e de centenas de produtores rurais vindos de todas as regiões fluminenses.

O programa ‘Estradas da Produção’ visa a manutenção permanente da rede de 17 mil quilômetros das vias de escoamento da produção agropecuária do estado. São tratores, retroescavadeiras, motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas, caminhões, pás carregadeiras e implementos agrícolas adquiridos com financiamento do BNDES/Banco do Brasil, com contrapartida do Estado, totalizando o montante de R$ 25 milhões. Os equipamentos integram o Programa Estradas da Produção, da Secretaria Estadual de Agricultura, e vão ser operados pela Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro).

Segundo o Prefeito Jorge Mario, Teresópolis já é um dos municípios contemplados para sediar uma das 17 patrulhas mecanizadas. “Isso sinaliza a concreta preocupação que o Governo do Estado tem com o nosso produtor rural e com a agricultura familiar da nossa cidade. Temos a certeza que teremos, sem custo nenhum para o agricultor, a manutenção das estradas vicinais e das estradas de acesso às propriedades, oferecendo ao agricultor o que ele mais necessita: estradas com qualidade e em condições de escoar a produção rural”, afirmou o Prefeito. Jorge Mario afirmou ainda que a análise das demandas do Orçamento Participativo está em fase de conclusão. “Esta é a primeira de uma série de demandas do OP que, em breve, serão anunciadas”.

O Secretário de Agricultura do Estado, Christino Áureo, destacou o papel fundamental de Teresópolis dentro da política e da produção agrícola do estado. “Quando falamos de agricultura, Teresópolis assume uma liderança significativa no interior. É um município com vasto potencial produtivo e que já atende, em grande parte, a demanda do conjunto horti do estado do Rio. Tenho certeza que, com a administração do Prefeito Jorge Mario, a produção agropecuária da cidade vai crescer ainda mais”, destacou o Secretário Christino Áureo.

“Em 70 anos, este é o maior investimento na agricultura do Estado do Rio de Janeiro em termos de máquinas e equipamentos agrícolas”, lembrou Justino Antonio da Silva, presidente da Emater-Rio. Para Fernando Mendes, Secretário Municipal de Agricultura, a conquista de uma das patrulhas para Teresópolis se deve a um intenso trabalho de construção política, articulada pelo Prefeito Jorge Mario. De acordo com o Vereador Ademir Enfermeiro, “esse material ajudará o homem do campo a equacionar uma série de problemas”, enfatizou.

Além das estradas vicinais, as máquinas serão utilizadas em operações de suporte a micro e pequenos produtores e também no apoio aos demais programas de fomento da Secretaria de Agricultura.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui