Teresópolis toda na Internet

 

 

"O Grande Acidente" do Unifeso

Calouros participaram de exercício "real"Foto: Karlany Soares

Teresópolis, 03/03/2010 - Enquanto participavam da Recepção das Atividades de Integração Ensino-Trabalho-Comunidade (IETC), estudantes do primeiro período dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foram alertados para socorrer vítimas do “Grande Acidente”.

“Estudante desequilibrado emocionalmente invadiu campus de Centro Universitário, atropelando diversas pessoas que estavam no local. Ao descer do carro, o aluno abre fogo contra funcionários e estudantes. Entre as vítimas, pessoas atropeladas com perfuração em várias partes do corpo, fraturas expostas, queimaduras, amputações e outros traumas”.

Felizmente o caso acima não foi uma tragédia, mas sim a simulação do “Grande Acidente”, projeto que marcou o início das atividades de inserção, em cenários de prática, dos estudantes. O evento aconteceu no dia 26 de fevereiro, no Ginásio de Esportes, no Campus Sede.Equipe de "vítimas", sob comando de Adriano Ramires - Foto: Karlany Soares

Entre os socorridos, estudantes dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e alunos do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO), que sob a coordenação do professor Adriano Ramires, do projeto Saúde em Cena, encenaram dores, convulsões, ataques cardíacos e outras situações de emergência que os estudantes do primeiro período de Medicina poderão se deparar em sua vida pessoal, como explicou a coordenadora do Laboratório de Habilidades, professora Cristina Marcolan.

“O Grande Acidente simula uma situação inesperada em que os alunos devem realizar o atendimento pré-hospitalar, de acordo com as prioridades de cada caso. Tudo isso vai ao encontro da estrutura curricular baseada no aprendizado em problemas, que possibilita a formação personalizada, permitindo ao profissional atuar com eficiência para prevenir, promover e reabilitar a saúde, com o desenvolvimento contínuo das habilidades clínicas”, destacou a professora, ressaltando que nas próximas semanas os alunos assistirão ao vídeo do Grande Acidente e aprenderão qual deveria ser o procedimento correto em cada caso.

Foto: Karlany SoaresO estudante Carlos Eduardo Martins, do sétimo período de Enfermagem, participa como acidentado desde o segundo período, com o trauma de amputação do braço direito. “É uma simulação, mas cada vez que participo, mesmo como vítima, é um exercício de como agir em uma situação real, já que como profissionais trabalharemos para prevenir e amenizar a dor”, revelou.

O calouro de Medicina, Roberto José Abreu Wakim, considerou o Grande Acidente extraordinário. “Inicialmente imaginei que não conseguiria participar da simulação, mas quando me deparei com a situação, agi pelo instinto de salvar as vítimas, entre elas uma com traumatismo no pescoço. O mais interessante, é que depois aprendemos como realmente devíamos proceder”, observou o estudante, destacando a importância de IETC. “Acredito na metodologia do UNIFESO e fico muito animado em saber que logo estarei inserido na comunidade”, completa Roberto.

Recepção IETC

Para informar os estudantes sobre o trabalho realizado junto às Unidades de Saúde da Família (USF), no mesmo dia do projeto “Grande Acidente” foi realizada a Recepção das Atividades de Integração Ensino-Trabalho-Comunidade (IETC). Coordenada pela Comissão da IETC do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a recepção contou com a participação de estudantes veteranos, que falaram sobre a experiência de atuar em Unidades de Saúde de Família logo no primeiro período.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui