Teresópolis toda na Internet

 

 

Convênio com Governo Japonês

Teresópolis receberá equipamentos de última geração

Teresópolis, 02/03/2010 - Cumprindo agenda de compromissos no Rio de Janeiro, na última quinta-feira, 25, o Prefeito Jorge Mario foi recebido pelo Cônsul Geral do Japão, Yoshihiko Arakawa, no Consulado Japonês, para assinatura do contrato que garantirá à Teresópolis o repasse de recursos para a compra de aparelhos de última geração na área de saúde, melhorando assim, a oferta de serviços e o atendimento à população.

O encontro foi acompanhado pelo Secretário de Planejamento e Projetos Especiais, Adriano Guedes, pela Subsecretária de Saúde, Luciana Borges, e por equipe da Embaixada Japonesa no Brasil, o Assessor de Assistência a Projetos Comunitários, Hiroshi Aoki, e o Assessor Econômico, Toshiaki Sawada.

Os recursos captados, através do Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão serão utilizados na compra de equipamentos para a criação do posto de coleta de leite materno e na instalação do programa de acompanhamento de crianças prematuras e com alteração do desenvolvimento. Ambos ficarão instaladas no Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima, na Várzea, onde funciona o Centro Materno Infantil, unidade que é referência do atendimento da mulher e da criança.Prefeito Jorge Mario, Secretário de Projetos, Adriano Guedes, Subsecretária de Saúde, Luciana Borges e representantes do Consulado Japonês na cerimônia de assinatura do convênio - Foto: Roberto Ferreira

No encontro, o Prefeito Jorge Mario falou da necessidade desses aparelhos para melhorar a qualidade do atendimento à população carente do município.

“Como médico, especialista em obstetrícia, posso afirmar que a compra desses equipamentos através do convênio com o Governo do Japão é de suma importância para a população carente de Teresópolis. Eles possibilitam a realização de exames para um melhor acompanhamento do pré-natal em gestantes de alto risco, diminuindo, assim, a mortalidade materna, fetal e de recém nascidos”, afirmou Jorge Mario.

O Cônsul Geral do Japão, Yoshihiko Arakawa, desejou que o equipamento doado seja de grande aproveitamento para a população de Teresópolis, elogiou o clima da cidade e confessou a paixão pelo futebol. “Gostaria de acompanhar pessoalmente a utilização dos aparelhos e, em visita à cidade, conhecer a Granja Comary”, disse.

A construção do posto de coleta de leite possibilitará a promoção do aleitamento materno e a estocagem de leite para bebês prematuros e recém-nascidos de risco. “O posto de coleta de leite representa um grande avanço na melhoria da qualidade do atendimento pré-natal e para a saúde dos bebês, no Centro Materno Infantil”, confirmou a Subsecretária de Saúde, Luciana Borges. De acordo com Adriano Guedes Carneiro, Secretário de Planejamento e Projetos Especiais, responsável pela captação desses recursos junto ao Consulado, o equipamento estará disponível para a população a partir do mês de junho, depois que o processo licitatório for concluído. Entre os 20 itens acordados no termo de doação destaque para o aparelho de ultra-som digital com doppler e o monitor fetal cardiotocógrafo.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui