Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis em Seminário sobre a água

Representantes estiveram no Rio

Dr. Luiz Babosa Neto (Subsecretário de Agricultura), Prof. Cleiton Pimentel (pres. do Padrão Águias) e Ricardo Gonçalves Ferreira (do Padrão Águias e Pres. da AMAFASB)Teresópolis, 02/03/2010 - Com o objetivo de discutir a qualidade e a produção da água no Planeta, a EMBRAPA organizou na última semana o I Seminário do Programa Produtor de Água, concebido pela Agência Nacional de Águas (ANA) tendo como propósito a redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, propiciando a melhoria da qualidade da água e o aumento das vazões médias dos rios em bacias hidrográficas de importância estratégica para o País.

É um programa de adesão voluntária de produtores rurais que se proponham a adotar práticas e manejos conservacionistas em suas terras com vistas à conservação do solo e da água.

No Estado do Rio de Janeiro, algumas iniciativas se destacam tendo por objetivo a gestão dos recursos hídricos em bacias hidrográficas, por meio dos Comitês de Bacias e de instituições afins, inclusive com propostas relacionadas à avaliação e pagamento por serviços ambientais.

Neste sentido, o I Seminário do Produtor de Água no Estado do Rio de Janeiro, realizado no auditório da EMBRAPA, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, reuniu organizações governamentais e da sociedade civil atuantes na gestão e preservação dos recursos hídricos, para definir estratégias conjuntas de ampliação do Programa no Rio de Janeiro.

Representando a cidade de Teresópolis, participaram do evento, o Prof. Cleiton Pimentel, presidente do Padrão Águias (1ª Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente), Ricardo Gonçalves Ferreira, Diretor da Divisão de Articulação e Relações Institucionais do Padrão Águias e Presidente da Associação de Moradores, Amigos e Produtores Rurais da Fazenda Suíça, Brejal e Parque Boa União e o Dr. Luiz Babosa Neto, Subsecretário de Agricultura de Teresópolis.

Ricardo Ferreira destacou com afinco o grande trabalho realizado no Manancial Boa União, onde houve a integração de esforços com o Padrão Águias e a Associação de Moradores “Como todos nós sabemos a água não é um recurso natural inesgotável como muitos pensam, por isso mesmo temos que assumir uma verdadeira atitude de responsabilidade com o planeta e preservar as nossas florestas, mananciais, etc. Estaremos sempre prontos para trabalhar pela melhor qualidade de vida no planeta.

Para o Presidente do Padrão Águias, Prof Cleiton Pimentel, todos os programas voltados à melhoria da qualidade de vida devem ser abraçados pela humanidade e cada vez mais incentivado pelos governantes.

Participaram do evento representantes da ANA (Agência Nacional de Águas) e da TNC (The Nature Conservancy), os quais têm exercido o papel de facilitadores na implantação do Programa Produtor de Água em vários estados brasileiros, além do Instituto Estadual do Ambiente (INEA)/ Secretaria do Ambiente (SEA) e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), bem como de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadores da Embrapa e estudantes.

Fonte: AMAFASB / Ricardo Ferreira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui