Teresópolis toda na Internet

 

 

"Prefeito nos Bairros" na Fonte Santa

440 atendimentos foram feitos

Prefeito Jorge Mario com o Padre Thiago de Freitas e a aposentada Maria de Assis Ribeiro Martins - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 02/03/2010 - Lançado no último dia 30 de janeiro, quando contemplou o bairro de São Pedro e região, mais uma vez o programa Prefeito nos Bairros aproximou a administração municipal da comunidade para a prestação de importantes serviços.

A iniciativa tem coordenação da Primeira-dama Cláudia Sedlacek, organização da Secretaria de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, orientação da Secretaria de Governo e apoio logístico da Ouvidoria Geral.

Realizado no último sábado, 27, no Ciep Professor Amaury Amaral dos Santos, na Fonte Santa, o programa agitou o cotidiano dos moradores da Fonte Santa, Quinta Lebrão, Vale do Paraíso, Artistas, Prata, Albuquerque, Fischer e vizinhança, que pertencem à Região 2 do Orçamento Participativo.

Equipes atenderam a população - Foto: Marco EstevesDas 8h às 17h foram registrados 444 atendimentos, entre encontros com o Prefeito Jorge Mario e os secretários de sua equipe de governo, procedimentos odontológicos e orientação em saúde bucal e medição de pressão arterial. Novidade desta edição do programa foi a parceria com o Governo do Estado, através da Fundação Leão XIII, que disponibilizou o requerimento de segunda via de carteira de identidade, certidão de nascimento, de casamento e atestado de óbito.

“Esse contato direto com a população é fundamental para toda a equipe de governo conhecer a realidade de cada comunidade, e ainda facilita a vida das pessoas que têm dificuldade em ir até a Prefeitura durante a semana. Não se trata de um projeto assistencialista, procuramos dar uma resposta às solicitações e demandas o mais rápido possível”, frisou o Prefeito Jorge Mario. “Os contribuintes precisam dessa atenção da Prefeitura, e o Prefeito nos Bairros promove essa aproximação. Os gestores municipais têm que estar na rua”, completou a Primeira-dama, Cláudia Sedlacek.

“O Prefeito nos Bairros é uma ação coordenada que atende as pessoas nos seus bairros e que, por orientação do Prefeito Jorge Mario, garante resposta para todas as demandas. É o Governo Municipal trabalhando efetivamente em benefício da população”, definiu o Secretário de Governo, José Alexandre Almeida.

Colaboração do Governo Estadual

Prefeito Jorge Mario com o Secretário Estadual de Interior Luiz Sérgio Guerra Diniz - Foto: Marco EstevesO Subsecretário Estadual do Interior, Luiz Sérgio Guerra Diniz, também marcou presença no Prefeito nos Bairros. Vinculada à Secretaria de Estado de Governo e responsável por 72 municípios fluminenses, a sede da Subsecretaria funciona no 2º piso do Centro Turístico de Teresópolis, no Soberbo.

“O prefeito tem que estar com o povo, para conhecer melhor os cidadãos e os problemas dos bairros. Isso é fundamental, pois muitas demandas não chegam à Prefeitura. Esse programa deveria ser lei, para que todos os prefeitos ouvissem diretamente dos contribuintes as suas carências”, enalteceu Luiz Sérgio. Ele garantiu que as próximas edições do programa contarão com a parceria do Governo Estadual de forma ampliada.

O Subsecretário de Interior doou ao Prefeito Jorge Mario cinco volumes da versão atualizada do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro pós-1930. A publicação da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa-RJ) e da Fundação Getúlio Vargas é fonte privilegiada de informações sobre a construção da história política brasileira desde 1930.

Maiores demandas

As secretarias municipais mais solicitadas pelos moradores da Fonte Santa e bairros vizinhos foram as de Obras e Serviços Públicos, de Educação e de Saúde. Reurbanização de rua, asfaltamento, iluminação pública, vaga em creche, transporte escolar, funcionamento de postos de saúde e transporte de paciente foram algumas das demandas apresentadas. “Com esse contato, nós podemos concentrar as atividades da Secretaria nas comunidades onde foram apresentadas as demandas. E também é possível informar o que vem sendo feito nos bairros dentro da programação de rotina da Prefeitura, explicado possíveis atrasos de algumas obras e serviços”, explicou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulo Marchesini.

“O Prefeito nos Bairros permite que o poder público faça um mapeamento das reais necessidades da população, conhecendo os verdadeiros anseios dos cidadãos. Isso é muito importante, pois nem sempre as demandas apresentadas por uma representação atende plenamente uma comunidade”, ponderou a Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn. “A gente percebe que a população fica satisfeita ao ter contato direto com representantes da administração municipal e com a oportunidade de ser ouvida”, completou o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo.

Também fizeram plantão no Ciep da Fonte Santa, no último sábado, secretários e equipes técnicas das secretarias municipais de Governo, Meio Ambiente e Defesa Civil, Planejamento, Desenvolvimento Social, Esportes, Cultura, Turismo, Segurança Pública e Fazenda.

Saúde e diversãoAtendimento odontológico garantido durante o Prefeito nos Bairros realizado na Fonte Santa - Foto: Roberto Ferreira

Muita gente aproveitou o atendimento odontológico oferecido durante o Prefeito nos Bairros para levar os filhos. Equipe do Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde ofereceu palestras sobre saúde bucal, ensinou técnicas de escovação correta dos dentes, distribuiu escovas de dentre e creme dental, aplicou flúor e também ofereceu atendimento clínico, com restauração, extração e limpeza.

A cabeleireira Keline Rodrigues de Santa aprovou. “Muito bom esse projeto percorrer as comunidades, pois tem muita gente com dificuldade de acesso ao dentista. A gente é atendida é já sai com encaminhamento para uma unidade”, destacou ela, que levou os filhos Gremy Neto, de 13 anos, e Ryan, de 6, para serem atendidos.

Durante a edição do Prefeito nos Bairros as crianças contaram com recreação, pintura e pintuagem, orientada por dinamizadoras da Secretaria de Educação, e com teatro infantil, com equipe da Secretaria de Cultura. A criançada ainda se divertiu no pula-pula da Prefeitura, enquanto aguardava os pais serem atendidos.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui