Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis na final do "Prefeito Empreendedor"

20 cidades foram selecionadas

Teresópolis, 26/02/2010 - O Prefeito Jorge Mario recebeu a confirmação de que a Prefeitura de Teresópolis está entre as vinte finalistas do VI Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor. Organizado pelo SEBRAE-RJ, com apoio da Aemerj – Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro, o prêmio confere destaque às iniciativas municipais de sucesso que estimulam o surgimento e o fortalecimento de micro e pequenas empresas, com geração de emprego e melhor distribuição de renda nas comunidades.

No Estado do Rio de Janeiro, o prêmio é uma das ações que integram o Programa Lidera Rio, que capacita e apoia a formulação e implementação de programas para o desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios.

“O fato da Prefeitura de Teresópolis fazer parte das vinte finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor 2010 sinaliza que nosso Governo está comprometido com todas as iniciativas que incentivem o empreendedorismo para a geração e distribuição de renda. Investimos na implementação de políticas públicas para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do nosso município”, comemora o Prefeito Jorge Mario.

Das 42 prefeituras inscritas no VI Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, apenas quarenta foram habilitadas, das quais foram selecionados vinte municípios finalistas: Teresópolis, Armação de Búzios, Barra Mansa, Bom Jardim, Cabo Frio, Cordeiro, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaboraí, Mesquita, Paraíba do Sul, Queimados, Resende, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São João da Barra, Tanguá, Três Rios, Valença e Volta Redonda. A análise e a pré-seleção dos projetos são feitas pelo Ibam – Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

O resultado da fase estadual do prêmio está prevista para março e o resultado nacional do Prefeito Empreendedor deve ser divulgado em maio, durante a 13ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

Ações

A Prefeitura de Teresópolis inscreveu dez ações de incentivo ao empreendedorismo e de geração de trabalho e renda no Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, todas executadas com sucesso. O trabalho de integração entre as secretarias do Governo Jorge Mario foi coordenado pelo Secretário de Planejamento, Adriano Guedes Carneiro. “Cada secretaria relatou a sua ação, dentro da proposta do prêmio, que foi listada no projeto da Prefeitura de Teresópolis para o SEBRAE”, conta.

Entre as iniciativas está o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, que prevê o desenvolvimento de ações coordenadas e de estímulo ao desenvolvimento sustentável do Município até o ano de 2020, em conjunto entre poder público e entidades empresariais da cidade.

Criado a partir da Feira Feminista de Economia Solidária, o Espaço Mulher é outro projeto apresentado ao SEBRAE. A iniciativa destina um espaço em pleno centro da cidade para que mulheres em situação econômica fragilizada possam vender seus artigos de artesanato, confecção e gastronomia, garantindo a autonomia financeira desse grupo. Também dentro da proposta da cooperação e do associativismo está a organização de um grupo de costureiras do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Barroso. A meta é que, através do artesanato em costura, essas mulheres garantam o sustento de suas famílias e a desejada independência financeira.

Outra ação de destaque é a criação do Programa Operação Trabalho, através da Lei Municipal 2845/2009, aprovada pela Câmara. Através de cursos de capacitação profissional, o programa fornece meios de ocupação ao trabalhador desempregado, para que ele busque alternativas para a geração de renda. O programa também pretende que este trabalhador requalificado seja absorvido pelas pequenas e microempresas da cidade, sendo reinserido no mercado de trabalho.

Os demais projetos são: Olhando para o interior de Teresópolis – cadastramento dos produtores rurais com o objetivo de levantar dados sobre as suas necessidades, aspirações, reivindicações e situação de trabalho para a elaboração de políticas públicas voltadas para esse importante segmento econômico do município; Feirinha de Teresópolis: é a hora do turismo – ação de convencimento e ordem que buscou, num prazo de quatro meses, que os expositores do maior atrativo turístico da cidade se adequassem e passassem a vender produtos artesanais feitos por eles mesmos, aumentando as vendas e gerando mais renda; Teresópolis é a cidade dos festivais – que busca resgatar o título para o município através da criação de um calendário de eventos anuais que favoreça a venda de pacotes turísticos e dê visibilidade a Teresópolis; Capacitar em Turismo é capacitar em desenvolvimento econômico – cursos de capacitação em turismo para grupos profissionais que lidam diretamente com turistas, sensiblizando-os sobre a importância da atividade para a economia do Município; ISS eletrônico: público e eficaz – o sistema de desburocratização da Fazenda Municipal permite aos contribuintes e prestadores de serviço emitir suas notas fiscais, fazer lançamento e escritura fiscal de forma digital, reduzindo a burocracia para as micro e pequenas empresas; e Roteiros turísticos Teresópolis é 10 – criação de dez roteiros direcionados principalmente para o turismo de aventura, gastronômico, cultural, de lazer e rural, fortalecendo as microempresas e empresas de pequeno porte através do aumento do fluxo de visitantes e clientes e abrindo novos postos de trabalho.

O Prêmio

Criado em 2001, inicialmente o Prefeito Empreendedor tinha edições anuais. A partir de 2003 as edições passaram a acontecer a cada dois anos, com premiação estadual e nacional. Para serem premiados, os projetos municipais devem conter: abrangência sistêmica, impacto na economia local, relação custo x benefício, viabilidade, continuidade e participação da governança local, além de qualidade técnica, criatividade e inovação.

Com duas etapas, estadual e nacional, serão escolhidos os vencedores de cada região do país e mais seis destaques temáticos, nas seguintes categorias: Compras Governamentais, Desburocratização, Educação Empreendedora e Inovação, Formalização de Empreendimentos, Implantação da Lei Geral e Médios e Grandes Municípios

A Prefeitura de Teresópolis, assim como as outras 19 prefeituras finalistas do Estado do Rio receberão certificado, inserção do projeto em mídia estadual, publicação de seus projetos no livro Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e selo Prefeito Empreendedor – Finalista Estadual. Já as prefeituras finalistas não vencedoras receberão apenas bônus em consultorias para o aprimoramento de seus projetos, tanto para produzir melhorias nas ações quanto para efeito de inscrição nas próximas edições do Prêmio. As demais inscritas receberão somente uma análise qualitativa de seus projetos.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui