Teresópolis toda na Internet

 

 

"Destino Indutor do Turismo"

Teresópolis se prepara para conseguir o título

Feirinha de Teresópolis, um dos principais atrativos turísticos da cidade - Foto: Arquivo / Portal TerêTeresópolis, 24/02/2010 - O Prefeito Jorge Mario e os Secretários Municipais receberam nesta segunda-feira, 22, o diretor de operações da TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), Sérgio de Mello Ferreira.

O diretor veio a Teresópolis para orientar os Secretários sobre o pré-levantamento que deverão realizar a respeito da cidade. Os dados serão fornecidos ao pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que estará em Teresópolis no período entre 22 e 26 de março. A pesquisa da FGV contém um questionário de 600 perguntas que envolvem infraestrutura, acesso, marketing, sustentabilidade e políticas públicas para o turismo, saúde e educação, entre outras.

A apuração da FGV será inserida em um relatório que fará parte do Estudo de Competitividade Turística pelo qual o município passa por ser candidato a destino indutor do Ministério do Turismo. O estudo pretende avaliar o nível de preparação e o grau de desenvolvimento turístico de Teresópolis. Se eleito, o município terá maior facilidade para receber verbas federais, destaque nacional e internacional e visibilidade diferenciada diante dos Governos Estadual e Federal.

O Prefeito Jorge Mario acredita que o turismo será a mola propulsora do desenvolvimento econômico de Teresópolis. “O momento é altamente favorável e esse estudo de viabilização para transformar a cidade num destino indutor do turismo significa uma possibilidade de consolidação do setor. O turismo gera desenvolvimento econômico, trabalho, renda e melhoria das condições de vida da nossa população”, ressaltou o Prefeito.

De acordo com o diretor de operações da TurisRio, o estudo de competitividade é um instrumento de transparência e foco para os investimentos, além de ser uma forma de monitorar e dar continuidade às políticas públicas do setor. “Teresópolis dá um passo importante para entrar no rol dos 65 destinos indutores do turismo brasileiro. Cada secretaria deverá fazer um pré-levantamento sobre suas atividades. Essas informações serão verificadas pela FGV e depois inseridas no relatório final, que vai nortear a decisão do Ministério do Turismo”, declarou Sérgio de Mello.

O Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, salientou a importância das informações coletadas pelas secretarias para a implementação de futuras políticas públicas. “É fundamental realizarmos um levantamento fidedigno da situação do município. Além de cumprir um requisito do ‘Estudo de Competitividade’, esse diagnóstico vai nos ajudar a buscar recursos junto às esferas estadual e federal, além de articular a vinda de emendas parlamentares para projetos de melhorias”, afirmou o Secretário.

O 'Estudo de Competitividade Turística' faz parte da política de descentralização da atividade turística do Ministério do Turismo. A versão nacional do programa conta com 65 destinos indutores do turismo brasileiro, entre eles Angra dos Reis, Armação de Búzios, Paraty, Petrópolis e Rio de Janeiro, priorizados nas ações e investimentos do Ministério do Turismo. O MTur investirá R$ 300 mil para a elaboração da pesquisa. Como contrapartida, os municípios envolvidos deverão realizar inventário da oferta turística local.

Arraial do Cabo, Cabo Frio, Itatiaia, Niterói, Nova Friburgo, Resende, Vassouras e Valença também participam do estudo. A escolha dos nove municípios foi fundamentada em critérios técnicos baseados na metodologia de referência mundial utilizada pela Fundação Getúlio Vargas para realização do estudo.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui