Teresópolis toda na Internet

 

 

Nova proposta no ensino de jovens e adultos

Material didático focado em TeresópolisA Coordenadora do EJA, Ana Paula Coutinho, percorreu os Pólos do EJA apresentando sua nova proposta e conhecendo os alunos - Foto: Marcelo Ferreira

Teresópolis, 24/02/2010 - Começaram nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, as aulas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), da Rede Municipal de Ensino, nos cinco pólos onde está sendo introduzida a nova proposta pedagógica focada no tema ‘Teresópolis’.

O objetivo da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação é promover o ingresso e a permanência, com um maior índice de sucesso, de jovens e adultos na escola.

Levando em conta que as turmas da EJA são formadas por classes heterogêneas, constituídas por adolescentes, adultos e idosos, homens e mulheres, pessoas com necessidades especiais, trabalhadores empregados e desempregados, nos mais diversos níveis de escolaridade e com objetivos e expectativas variadas, a Secretaria Municipal de Educação preparou para 2010 uma nova metodologia de ensino, buscando uma forma de aprendizagem diferenciada e mais prazerosa. Segundo a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, a recepção dos alunos e professores ao novo projeto foi bastante positiva.

“A proposta é oferecer à comunidade escolar uma aprendizagem mais dinâmica e atual, que atenda, de fato, às exigências do mercado de trabalho, sendo viabilizada ao professor uma outra forma de apresentação do conhecimento aos seus alunos, relacionando os conteúdos escolares com fatos do cotidiano. Todo o novo material pedagógico tem como tema central a cidade de Teresópolis”, explica a Secretária Magali Tayt-Sohn.

A Coordenadora do EJA, Ana Paula Coutinho, percorreu os Pólos do EJA apresentando sua nova proposta e conhecendo os alunos - Foto: Marcelo FerreiraA professora de Língua Portuguesa Ana Paula Coutinho, que há 15 anos trabalha especificamente com a EJA, é a Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação e responsável pela orientação do material que foi construído para o projeto, desde outubro de 2009.

Na noite de apresentação do novo plano pedagógico aos alunos, ela esteve em quatro dos cinco pólos e observou que, mesmo que as realidades dos diferentes pólos sejam bem diferentes, o novo material pareceu agradar e deve suprir bem as necessidades iniciais dos alunos. “O nosso maior desafio não está somente em construir um novo material de ensino que atenda à realidade dos alunos da EJA, mas mantê-los interessados na nova proposta pedagógica durante todo o percurso de aprendizagem”.

Mesmo enfrentando dificuldades e necessitando de cuidados especiais, o aluno da Escola Municipal Belkis Frony Morgado, Caio de Souza, de 17 anos, disse que adora as aulas e não pretende desistir. “Gosto das aulas e quero aprender a usar melhor o computador”, disse Caio.

As aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa e Informática serão ministradas de segunda a quinta-feira, com início às 19h e término às 22h15min. Às sextas-feiras, serão oferecidas oficinas, onde os alunos terão contato com outras opções de aprendizagem como artesanato, espanhol, alongamento, dança, esportes e pintura, enriquecendo assim sua formação.

A princípio, cinco pólos estão funcionando com a nova proposta, sendo o primeiro segmento oferecido pelas escolas Belkis Frony Morgado e Maçom Lino Oroña. O Centro Educacional Beatriz Silva, a Escola Municipal Ginda Bloch e o Centro Educacional Roger Malhardes atendem os alunos do segundo segmento.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui