Teresópolis toda na Internet

 

 

Casa da Memória homenageia poeta teresopolitano

Exposição sobre Gastão Neves

Subsecretário de Cultura Ronaldo Fialho abre a exposição lendo a poesia O Retrato, de Gastão Neves, observado pelos poetas Dario Tavares, Waldir José e Vidocq Casas - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 23/02/2010 - A Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro) ficou movimentada no último sábado, 20, para o lançamento do livro e a abertura da exposição intitulada ‘A sentença do tempo’, sobre a vida e a obra do jornalista, poeta e escritor Gastão Neves, ou o poeta vertical, como é conhecido, por sua defesa da poesia falada no palco.

Montada com parte do acervo literário doado por Gastão Neves à Secretaria Municipal de Cultura, a exposição reúne documentos e reportagens sobre a vida do poeta, além de exemplares de suas principais obras, como Senhora dos Sonhos Mortos (poesia – 1960), A Rosa Faz o Poema (poesia – 1969), Romanceiro da Copa (romance – 1970) e o Livro das Origens (poesia – 1979).

A mostra pode ser visitada no primeiro piso da Casa da Memória até o dia 20 de março, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Já a recém-lançada antologia ‘A Sentença do Tempo’, que reúne em 460 páginas as melhores poesias escritas ao longo da carreira e consideradas as melhores de Gastão Neves, pode ser adquirida por R$ 20.

Ao abrir a exposição ‘A Sentença do Tempo”, o Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, leu para o público a poesia O Retrato, da antologia que leva o mesmo título. “Gastão Neves é um ícone da poesia em Teresópolis, muita gente aprendeu a gostar de poesia através de suas apresentações. Ele exportou sua poesia para vários países, entre eles Portugal. É com orgulho que a Secretaria de Cultura passa a cuidar de parte do seu acervo literário”, disse Fialho.

Aos 82 anos de idade e com problemas de saúde, o poeta Gastão Neves não compareceu ao evento, mas deixou sua mensagem. “É uma emoção muito grande ver nossa obra exposta. Essa exposição me deixa muito honrado, é o reconhecimento do valor da minha obra pela Prefeitura”.

Gastão Neves

Conhecido como o ‘poeta vertical’, por sua defesa da poesia falada no palco, Gastão Cerqueira Neves nasceu em 29 de julho de 1927, em Teresópolis. Estudou no Grupo Escolar Euclydes da Cunha onde, a partir da participação em espetáculos escolares nos dois últimos anos do curso primário, começou a revelar sua inclinação para a arte da poesia.

Atuou como jornalista e ocupou importantes cargos públicos: Diretor do Departamento de Cultura do Estado no Governo Geremias de Mattos Fontes, Diretor da Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro, Diretor de Relações Públicas do Estado de São Paulo no Governo de Ademar de Barros, Chefe da Assessoria de Comunicação Aplicada ao MOBRAL, Presidente da Fundação de Atividades Culturais de Niterói, no Governo Moreira Franco. Depois deste período, o jornalista, poeta e escritor Gastão Neves retornou a Teresópolis, assumindo a direção da então Coordenadoria Municipal de Cultura, transformada em secretaria pelo ex-prefeito Celso Dalmaso durante a sua gestão. É membro do Conselho Municipal de Cultura de Teresópolis.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui