Teresópolis toda na Internet

 

 

40 anos de HCT e do Diretório de Medicina

Comemorações começaram no Unifeso

Bastante emocionado, o diretor geral do HCTCO, Nestor Vidal, não economizou palavras ao agradecer a todos que são responsáveis pelo funcionamento do hospital - Foto: UNIFESOTeresópolis, 11/02/2010 - Para dar início às comemorações do Jubileu de Esmeralda do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), que no dia 7 de novembro vai celebrar seus 40 anos de fundação, o Centro Universitário Serra dos Órgãos promoveu um evento na quarta, 10, que incluiu também os 40 anos do Diretório Acadêmico Hamilton Almeida de Souza (DAHAS), do curso de graduação em Medicina, e a apresentação oficial à comunidade acadêmica do novo coordenador do curso de Medicina, professor doutor Eugenio Paes Campos.

De acordo com o Presidente da FESO e chancelar do UNIFESO, Irineu Dias da Rosa, teve início "um ano de comemorações, e temos que lembrar que a FESO e o UNIFESO são da comunidade teresopolitana. Temos que unir nossas forças para que as instituições avancem ainda mais e tenham um futuro brilhante", declarou.

Diretor Geral da FESO e Reitor do UNIFESO, professor Luis Eduardo Possidente Tostes - Foto: UNIFESODe acordo com o Diretor Geral da FESO e Reitor do UNIFESO, professor Luis Eduardo Possidente Tostes, "o HCTCO é uma unidade que presta serviços altamente relevantes para a sociedade, funcionando adequadamente por empenho dos seus funcionários e dirigentes. O hospital, além de atender pacientes de Teresópolis e da Região Serrana, é importante para o desenvolvimento local e cenário indispensável para a formação dos estudantes dos cursos da área da saúde do UNIFESO."

"Parabenizo também os membros do DAHAS, pois são um exemplo de que os estudantes do Centro Universitário são bastante ativos, críticos e contribuintes para o processo de ensino. Público prestigiou solenidade - Foto: UNIFESOJá a indicação do nome do professor Eugenio para conduzir o curso de Medicina foi aprovada pelo Conselho Diretor da FESO por sua competência e grande contribuição para a instituição em diversos momentos, desde 1972. Vale lembrar que o professor já esteve duas vezes à frente desse curso", ponderou o reitor, agradecendo a presença de todos que prestigiaram a cerimônia.

Bastante emocionado, o diretor geral do HCTCO, Nestor de Moraes Vidal Neto, não economizou palavras ao agradecer a todos que são responsáveis pelo funcionamento do hospital. "A direção e todos os colaboradores do hospital trabalham intensamente para oferecer atendimento de qualidade aos pacientes, ao mesmo tempo em que proporcionam um cenário de prática excelente aos alunos, por isso temos que comemorar esses 40 anos de muito trabalho e muito esforço", ressaltou o diretor.

Coordenação de Medicina

O professor doutor Eugenio Paes Campos tomou posse durante a solenidade, agradecendo as manifestações de confiança. "Estou sensibilizado com o carinho dos colegas e isso também faz com que a responsabilidade de coordenar aumente, mas certamente terei a ajuda de toda a equipe". Há quase quarenta anos, o professor tem vinculo com o Centro Universitário Serra dos Órgãos UNIFESO e já passou por áreas como, serviço de psicologia médica do Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCTCO); diretoria de planejamento do UNIFESO, além de ainda atuar como professor titular da disciplina psicologia médica no curso de Medicina.

Jubileu de Esmeralda HCTCO

O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) foi inaugurado em 1970, e dois anos depois se firmou convênio entre a Prefeitura de Teresópolis e a FESO com o objetivo de atender de forma satisfatória às necessidades da população.

Ao longo dos anos, o HCTCO vem crescendo e aprimorando a qualidade de seu atendimento em termos de estrutura, tecnologia instalada e qualificação de seus profissionais, e hoje é reconhecido como hospital de referência para diversos municípios. Como hospital de ensino e credenciado pelo SUS, é uma instituição que presta assistência à saúde da população, desenvolve atividades de capacitação de recursos humanos e serve de campo para a prática de atividades curriculares na área da saúde, constituindo um importante cenário de prática para os estudantes dos cursos da área de Saúde.

Na organização do sistema de saúde de Teresópolis, é o único na cidade com atendimento 24h de emergência, e dispõe 200 leitos, sendo 182 destinados ao SUS e 18 para convênios e particulares. São oferecidos os serviços de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica (Cardiologia, Pneumologia e Doenças Infecciosas e Parasitárias), Ortopedia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Bucomaxilo, Unidade Intermediária Neonatal e Centro de Tratamento Intensivo de Adultos.

O hospital conta ainda com ambulatórios especializados e serviços de apoio diagnóstico, realizando procedimentos de média e alta complexidade e é referência nas áreas de Traumatologia, Oftalmologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias e Terapia Renal Substitutiva, suportando ainda o atendimento de um número expressivo de politraumatizados oriundos da rodovia BR 116, em seu trecho privatizado entre Rio de Janeiro e Além Paraíba.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui