Teresópolis toda na Internet

 

 

Parceria com a França pelo Turismo

Municípios assinam protocolo de intenções

Secretário de Turismo de Teresópolis Michel Al Odeh e Jean-Paul Meinrad (ao centro) com integrantes do Conselho Serra Verde Imperial e representantes do Sebrae-RJ, TurisRio e Teresópolis Convention & Visitors Bureau: parceria para o desenvolvimento integrado do turismo regional - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 09/02/2010 - As prefeituras de quatro municípios que formam a Região Serra Verde Imperial – Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu – assinam ainda neste mês de fevereiro com o IRCOD (Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento), da Alsácia, na França, um protocolo de intenções visando a cooperação técnica e troca de experiências para o desenvolvimento integrado do turismo, especialmente o rural. Vão endossar o documento o FEST-RJ (Fórum Estadual de Secretários de Turismo) e o Conselho Serra Verde Imperial.

O anúncio foi feito na última quinta, 4, durante reunião do Conselho Serra Verde Imperial, em Teresópolis.

Termos do protocolo de intenções visando o desenvolvimento do turismo regional são debatidos durante reunião do Conselho Serra Verde Imperial - Foto: Roberto FerreiraRealizado na sede da Secretaria de Turismo de Teresópolis, no Soberbo, o encontro contou com a participação de Jean-Paul Meinrad, Vice-presidente do Conselho Regional da Alsácia, no cargo de Relações Internacionais e um dos fundadores do IRCOD. Também participaram do encontro representantes da TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), do Sebrae-RJ e do Teresópolis Convention & Visitors Bureau.

O protocolo de intenções será focado na troca de "know-how" nos setores de formação profissional e qualificação de todos os profissionais do turismo, na promoção do turismo rural e na melhoria da qualidade dos produtos turísticos.

“Essa cooperação será de grande valor para a Região Serra Verde Imperial. O próximo passo, depois da assinatura do protocolo de intenções, será a formulação de uma agenda de trabalho, com um cronograma de ações concretas e pontuais, de acordo com as potencialidades turísticas de cada município envolvido”, assinalou o Secretário de Turismo de Teresópolis, Michel Al Odeh, que é presidente do Conselho Serra Verde Imperial e Vice-presidente do Fórum Estadual de Secretários de Turismo. “Essa iniciativa é mais um importante passo dentro da política de promoção e de profissionalização do turismo posta em prática pelo Governo Jorge Mario”, destacou Michel.

O francês Jean-Paul Meinrad, que passou dois dias em Teresópolis, saiu da reunião satisfeito. “Percebi o comprometimento de todos os municípios envolvidos, na certeza de que este protocolo de intenções vai contribuir para alavancar as ações de interesse pelo incremento do turismo regional. A assinatura deste termo de cooperação vai permitir ações concretas em prol da melhoria da atividade turística na Região Serra Verde Imperial”.

Iniciativa aprovada

O Secretário de Turismo de Nova Friburgo, Nauro Grehs, também enalteceu a iniciativa. “A assinatura do protocolo promoverá uma troca de experiência e de know-how, principalmente para o turismo rural, que é forte na região. Os municípios da Serra Verde Imperial só têm a ganhar”. O Diretor de Turismo de Petrópolis, Gastão Reis, concordou. “Essa iniciativa vai permitir uma maior ligação histórica, cultural e turística dos municípios da Região Serra Verde Imperial com a Alsácia”.

Diretor de Operações da TurisRio, Sérgio Mello deixou claro que a valorização do turismo rural é uma das prioridades do Governo do Estado, que vem incentivando a atividade, em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae-RJ. “Temos que avaliar os termos desse protocolo de intenções para definir bem quais segmentos serão apoiados e de onde virão os recursos para as ações pretendidas”, comentou.

A Gerente Regional do Sebrae-RJ, Jaqueline Baptista, explicou que os municípios devem passar para o IRCOD todas as informações sobre suas potencialidades turísticas, incluindo o turismo rural. “Depois, serão apontadas as demandas de cada cidade para o fechamento de um plano de trabalho, contendo um cronograma de ações para serem postas em prática dentro dos termos da cooperação técnica, focadas principalmente na capacitação profissional”.O francês Jean-Paul Meinrad é recepcionado pela bateria da escola de samba Os Bambas da Serra na sede da Secretaria de Turismo, no Soberbo - Foto: Roberto Ferreira

Francês no samba

Ao chegar a Teresópolis, na última quarta, 3, o francês Jean-Paul Meinrad foi recepcionado pela bateria da escola de samba Os Bambas da Serra, que a pedido do Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, fez uma rápida apresentação para mostrar a tradição da cidade no samba. Empolgado, Jean-Paul arriscou alguns passos ao som contagiante dos ritmistas, acompanhando a rainha e a musa de bateria da escola, Joelma e Aline. As duas fazem parte da ala de passistas da escola de samba União da Ilha do Governador, do Grupo Especial do Carnaval carioca.

“Muito gratificante para Os Bambas da Serra ter sido escolhida para fazer essa recepção”, comentou a presidente da escola de samba, Amanda da Costa. “Boa iniciativa para mostrar o samba de Teresópolis e exportar os talentos da nossa cidade”, completou Celso Martins, presidente da Liga das Escolas de Samba de Teresópolis.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui