Teresópolis toda na Internet

 

 

'Biblioteca da Cultura' será inaugurada

Acervo especial no Centro Cultural

Teresópolis, 04/02/2010 - Será inaugurada no próximo dia 10 de fevereiro a ‘Biblioteca da Cultura’, o mais novo espaço da Secretaria de Cultura de Teresópolis. A biblioteca funcionará no Centro Cultural Bernardo Monteverde (Avenida Oliveira Botelho, 110 – sobreloja) e abrirá de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, para atendimento ao público em diversas necessidades, para pesquisa e empréstimo de livros.

O novo espaço da Secretaria de Cultura tem como objetivo atender historiadores, pesquisadores e interessados em geral. No acervo, 4.670 livros, incluindo títulos de literatura brasileira, americana, inglesa e francesa; literatura infantil e infanto-juvenil; livros específicos, abordando artes, pedagogia e psicologia, entre outros temas; enciclopédias e dicionários.

No local, também poderão ser encontrados livros raros, de edições e autores antigos, como ‘O gênio do Christianismo’, uma tradução de Camillo Castelo Branco, de 1928. E haverá ainda um espaço específico para aqueles que desejarem pesquisar sobre a história de Teresópolis.

“Criamos um espaço para aqueles que desejam pesquisar sobre Teresópolis, idêntico ao que será inaugurado, em breve, na Casa da Memória Arthur Dalmasso. Reunimos livros raros que contam a história do município, além de revistas e documentos de interesse, inclusive, dos estudantes. Pesquisadores e interessados no assunto terão na nova biblioteca o espaço perfeito para suas consultas”, comenta o secretário de Cultura, Wanderley Peres, lembrando que seu acervo pertencia à Casa de Cultura Adolpho Bloch, ao Serviço de Patrimônio Histórico de Teresópolis e à Biblioteca Municipal. “Após a inauguração, a Secretaria de Cultura pretende fazer um amplo trabalho de divulgação junto às escolas do município para que os alunos utilizem o espaço, principalmente os interessados em pesquisa sobre a história de Teresópolis”, destaca o secretário.

A ‘Biblioteca da Cultura’ terá ainda um espaço reservado para consulta aos jornais do dia e de dias anteriores. Poderão ser encontrados os principais jornais do Rio de Janeiro e todos os jornais de Teresópolis. “Já temos todo o acervo de 2009. A intenção é reunir no local todos os exemplares dos últimos cinco anos”, explica a bibliotecária responsável, Patrícia Pedrosa Palecek.

Biblioteca Municipal

Diferente da Biblioteca da Cultura, a Biblioteca Municipal Antônio de Souza Capanema (Rua Dr. Aleixo, 85 – Centro) está hoje subordinada à Secretaria de Educação e apresenta como diferencial o fato de ter um público formado em 70% por alunos, do Ensino Fundamental ao Universitário. Até o ano passado, a Biblioteca Municipal era subordinada à Secretaria de Cultura. Contudo, após estudos realizados pela administração municipal, o espaço foi repassado ao comando da Secretaria de Educação devido ao fato de atender, em maioria, aos estudantes. “A mudança de gestão teve como objetivo garantir um melhor aproveitamento da biblioteca. Por ser uma secretaria com verba orçamentária maior que a Cultura e por ter sua clientela – alunos – como o maior público utilizador do espaço, a Educação foi escolhida para administrá-la. Essa mudança permitiu o crescimento da biblioteca municipal e o surgimento da Biblioteca da Cultura, que vamos abrir ao público agora”, explicou o secretário Wanderley Peres.

A Biblioteca Municipal, na rua Dr. Aleixo, é dividida em dois espaços. No primeiro andar, está o espaço para empréstimo, onde o público dispõe de um acervo de cerca de 12 mil exemplares, de romances a livros de auto-ajuda, incluindo também livros de literatura variada, biografias etc. Já no segundo andar funciona o espaço para pesquisa, com livros didáticos e paradidáticos, disponíveis apenas para consulta. Graças à transferência de gestão, a sala de estudos da Biblioteca Municipal será informatizada em breve e deverá receber cerca de 20 computadores para uso público.

Segundo o coordenador, João Carlos de Souza, a Biblioteca Municipal recebe, em média, 800 pessoas por mês, sendo 70% deste público formado por estudantes. O espaço funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui