Teresópolis toda na Internet

 

 

'Braguinha Eterno' no domingo

Da melhor idade para a melhor idade

Teresópolis, 04/02/2010 - Neste domingo, 7, às 18h, será realizado no Teatro Municipal, localizado na Prefeitura, o espetáculo ‘Braguinha Eterno’. Com entrada gratuita, o evento será apresentado pelo grupo ‘Sabiás da Serra’ e tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

O grupo ‘Sabiás da Serra’ é formado por homens e mulheres aposentados, residentes em Teresópolis, que um dia decidiram se reunir para formar um grupo de canto amador. O espetáculo, que tem acompanhamento de quatro músicos profissionais, é uma homenagem ao compositor Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha, considerado um nos maiores ícones da música popular brasileira. Serão apresentadas, sobretudo, as marchinhas dos antigos carnavais, que tanto sucesso fizeram nas décadas de 30, 40 e 50, no auge da era do rádio.

O espetáculo, direcionado especialmente ao público da terceira idade, tem direção de Pedro Paulo Leoni Ramos, ex-presidente da Radiobrás, que também responde pela direção do grupo ‘Sabiás da Serra’ e já organizou mais de seis shows do gênero.

Durante o show, que tem uma hora e meia de duração, serão apresentadas diversas músicas de Braguinha, como as consagradas ‘Pirata da Perna de Pau’, ‘Touradas em Madri’, ‘Copacabana’, ‘Carinhoso’, ‘Balancê’ e ‘A Mulata é a Tal’, entre outras. Ao todo, são 19 músicas, entremeadas por explicações sobre a vida do compositor e os objetivos de Braguinha por ocasião de cada composição. A filha única de Braguinha, Maria Cecília, faz parte do elenco e, durante a apresentação, canta uma das primeiras composições de seu pai.

“O espetáculo tem figurinos especiais, especialmente desenhados como base no clima de alegria, entusiasmo e emoção que norteiam o evento, e relembra um momento importante, uma época memorável do período áureo das músicas de Carnaval cantadas nos bailes, nos cordões carnavalescos e apresentadas no auge das transmissões radiofônicas. Vale a pena conferir”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

O jornalista Ricardo Cravo Albin, grande conhecedor da música popular brasileira, assistiu ao espetáculo e aprovou. “Braguinha também começou em música popular - ao lado de Noel Rosa e Almirante - como um amador. E vale informar, porque isso ele me disse – também se tomou de amores por Teresópolis. Lá, na altura e no silêncio das montanhas, abençoado pelo Dedo de Deus, ele compôs algumas de suas belas músicas. Portanto, como imaginar que essa rara aventura musical – promovida por gente deliciosa já bem madurinha (eu diria, na flor da idade do lobo) - não será mesmo uma delícia? Estou certo de que será um puro deleite”, relatou o jornalista.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui