Teresópolis toda na Internet

 

 

Fim do 0800: novo sistema na Saúde

Saiba como marcar consultas e exames

Posto de Saúde de São Pedro - Foto: ArquivoTeresópolis, 04/02/2010 - Com o objetivo de melhorar e ampliar o atendimento aos pacientes do SUS, diminuindo o tempo de espera, a Prefeitura de Teresópolis está implantando um novo sistema de marcação de consultas médicas e de exames.

Em vez de utilizarem a Central de Marcação de Consultas pelo telefone 0800-0220198, como ocorria desde 2004, a partir de agora, os pacientes devem agendar consultas médicas e exames de pequena e média complexidade durante todo o mês, na unidade de saúde mais próxima de suas residências. Com a mudança, o telefone de marcação de consultas será utilizado apenas internamente, pelos funcionários da Secretaria de Saúde. Outra novidade é que alguns exames laboratoriais poderão ser feitos nas próprias unidades de saúde.

“Estamos implantando um sistema racional, com o objetivo de beneficiar toda a população. A ideia é que o usuário tenha garantido o atendimento médico e a realização de exames no menor tempo possível. Com isso pretendemos dar mais qualidade ao atendimento, com respeito à dignidade dos usuários do SUS”, avalia o Prefeito Jorge Mario.

Consultas

Para facilitar o acesso aos médicos especialistas, cuja demanda é alta, os usuários deverão marcar a primeira consulta com os profissionais de clínica médica, pediatria e ginecologia. Somente com o encaminhamento dado por um desses médicos será agendada a consulta com o especialista pretendido, na recepção da unidade onde ele está sendo atendido. Essa medida proporciona o direcionamento ao especialista correto, uma vez que será o médico que definirá qual deles deverá ser procurado pelo paciente. Já os pacientes dos médicos especialistas poderão remarcar suas consultas de acompanhamento também nas unidades de saúde.

“Antes, o paciente ligava para a central e tentava agendar consulta para a especialidade desejada, o que congestionava as linhas telefônicas e tornava muito grande o tempo de espera por atendimento. Com este novo sistema, o agendamento acontece no horário de funcionamento da unidade de saúde, de acordo com a necessidade do usuário”, explica o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo.

Exames

Atualmente, para fazer exames complementares, o paciente sai da consulta médica com os pedidos e vai até o prestador do serviço para marcá-los. Depois, retorna na data agendada para realizá-los, voltando em outra data para pegar o resultado e, só então, mostrar ao médico. Esse processo todo gera um alto custo para o paciente, que é obrigado a pagar inúmeras passagens de ônibus.

No novo sistema, o usuário sai da consulta com os pedidos dos exames prescritos pelo médico e agenda o atendimento na recepção da unidade de saúde onde foi consultado. Os exames são agendados para o laboratório mais próximo da residência do usuário ou do posto de saúde onde ele foi consultado.

Para facilitar ainda mais a vida dos usuários do SUS, principalmente dos moradores do interior do município, o material de alguns exames laboratoriais, como de sangue, fezes e urina, poderão ser coletados nas próprias unidades de saúde. No 2º Distrito, os materiais serão colhidos nas unidades de saúde de Pessegueiros e de Água Quente. No 3º Distrito, a coleta do material dos exames acontecerá nos postos de Vargem Grande e de Bonsucesso. E na zona urbana, esse procedimento estará disponível no Cemusa, localizado no bairro de São Pedro.

Já os exames de alta complexidade serão agendados na Central de Marcação de Consultas, localizada na Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca.

“Estamos implantando um sistema mais adequado e rápido para atender as necessidades dos usuários do SUS. A população não precisa chegar de madrugada nas unidades de saúde, pois elas ficam abertas durante todo o dia, quando poderão ser agendas consultas médicas e exames”, assinala o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui