Teresópolis toda na Internet

 

 

Nova previsão para inauguração da UPA

Unidade de Pronto Atendimento em março

Prefeito Jorge Mario e Secretário Marchesini visitam as obras da UPA - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 04/02/2010 - Início de março é a nova previsão para que a Unidade de Pronto Atendimento - UPA seja inaugurada em Teresópolis. Inicialmente, o governo havia prometido a inauguração da Unidade em janeiro, prazo não cumprido, segundo Secretários de Governo, devido às chuvas.

Localizada na rua Tenente Luiz Meirelles, no antigo Mercado de Carga Pesada, a UPA já tem o piso, pilares, paredes e containers em fase final de montagem. A parte de responsabilidade da Prefeitura, que era a preparação do terreno, já terminou, estando em andamento apenas os serviços para a proteção do talude. O Prefeito Jorge Mario e os Secretários Maurílio Schiavo (Saúde) e Paulo Marchesini (Obras e Serviços Públicos) estiveram no local para acompanhar o andamento das obras.Secretários Maurílio Schiavo (Saúde) e Marchesini (Obras e Serviços Públicos) e equipe acompanham andamento das obras da UPA - Foto: Marco Esteves

“A equipe do Governo do Estado conferiu os serviços feitos pela Prefeitura e iniciou a montagem dos pisos. Foi instalada iluminação artificial com refletores para garantir segurança e dar oportunidade de trabalho noturno. O trabalho está acelerado, a Prefeitura está dando todo o suporte ao Governo do Estado e acreditamos que, no início de março, a instalação seja concluída”, comentou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulo Marchesini.

Para o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo, a UPA funcionará como um marco regulatório do sistema pré-hospitalar da cidade.

“A UPA disponibiliza atendimento clínico, pediátrico, ortopédico, além da entrega de medicamentos e realização de exames. Teremos uma resolutividade superior a 98%, pois o início das atividades proporcionará maior autonomia para a saúde de Teresópolis, permitindo melhor atendimento aos pacientes e maior controle do fluxo nos sistemas pré-hospitalar e hospitalar. A UPA funcionará como um pronto-socorro e, conforme a necessidade, o paciente será encaminhado para um dos três hospitais da cidade”, detalhou.

As Unidades de Pronto Atendimento foram criadas para desafogar as emergências dos grandes hospitais, muitas vezes ocupadas por pacientes que poderiam ser encaminhados para serviços de pronto atendimento que funcionassem em horário integral. “Teresópolis vai contar com um grande reforço na saúde. Com a chegada da UPA, nossa população terá um atendimento melhor, pois a unidade ajudará a diminuir o fluxo dos hospitais da cidade que atendem emergência”, afirmou o Prefeito Jorge Mario.

A UPA

A Unidade de Pronto Atendimento contará com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raio-x, gesso, sutura, medicação e nebulização. A UPA também terá leitos, nas salas “amarela” e “vermelha” onde pacientes em estado grave poderão ser estabilizados ou ficar internados.

O serviço de pronto atendimento funcionará em horário integral, inclusive nos fins de semana, e será equipado para atender tanto a pequenas e médias emergências quanto a pacientes graves, até que eles sejam removidos para um hospital, caso haja necessidade. Na UPA os pacientes farão consultas, exames e também receberão medicamentos.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui