Teresópolis toda na Internet

 

 

Novas parcerias para empreendedores

Diversos assuntos em pauta de reunião

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 03/02/2010 - O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje, o Secretário de Governo, José Alexandre Almeida, e o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, receberam o Diretor do Sebrae-RJ, Evandro Peçanha, e sua equipe a fim de estreitar parcerias para projetos da Prefeitura. O principal objetivo é revitalizar a incubadora de empresas, dando incentivo ao setor tecnológico e a indústrias não poluentes, com uma nova estrutura visual e paisagística.

Instalado em Teresópolis desde 2002, o Projeto Siga – Sistema de Incubadoras de Gestão Assistida – é fruto da parceria entre a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), Prefeitura de Teresópolis, Sebrae-RJ, e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat), com o apoio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Unifeso.

Durante dois anos, os empreendedores recebem assessoria técnica e todo apoio necessário para que a empresa cresça e se estabeleça com sucesso no mercado. Neste período, além de espaço físico com infraestrutura para uso compartilhado, os incubados contam com assistência e capacitação empresarial nas áreas financeira, comercial, administrativa, de produção e operação, e ainda têm facilitado o acesso aos produtos e serviços oferecidos pelos parceiros realizadores do projeto Siga.

Para o Diretor do Sebrae, Evandro Peçanha, a incubadora tem um papel estratégico fundamental para o desenvolvimento do empreendedorismo. “Nos reunimos com a Prefeitura e entidades de classe para avaliar oportunidades de crescimento econômico, desenvolvimento de empresas e expansão de negócios que podem gerar mais empregos, renda e desenvolvimento social para a cidade. É difícil encontrar tanta união para o mesmo objetivo como temos aqui em Teresópolis. O setor turístico tem muitas oportunidades e a cidade já esta organizada para isso, com calendários, mapas, mostrando opções, atrativos e belezas. Teremos muitas ações conjuntas com o turismo. Na indústria, vemos o setor de confeccções, bijuteria e móveis com grande potencial. O comércio é diversificado, forte, e também receberá do Sebrae todo o apoio para o seu crescimento. No setor de serviços, o de tecnologia de informação é um dos potenciais para a construção de um arranjo produtivo para montar um centro de negócios”, avaliou.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nassouh Ejje, apresentou ao Sebrae os projetos Teresópolis 2020, TerêDados, lei geral de micro e pequena empresa, empreendedor individual, além do calendário de eventos e ações voltadas para o turismo. “Firmamos alguns convênios para conseguir, através do Sebrae-RJ, consultores competentes para que possamos desenvolver projetos que estamos planejando. Cursos profissionalizantes e outra ênfase à incubadora de empresas agregará valor ao empresariado. O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é incentivar o crescimento de empresas. A incubadora será revitalizada, pois colocaremos ali indústrias interessadas. Na expectativa é iniciar o trabalho em 30 dias”, garantiu o Secretário.

Os empresários que queiram participar do Sistema de Incubadoras de Gestão Assistida devem entrar em contato com o gerente Roberto Homem pelo telefone 2743-6697. O empresário terá que apresentar um plano de negócios que será avaliado pelo comitê gestor.

Teresópolis 2020 e o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico

O Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico de Teresópolis – PMDE prevê o estabelecimento de metas e diretrizes através de um plano de execução, que deverá ser definido com o trabalho conjunto do poder público municipal e das entidades empresariais e do fomento localizados na cidade. “A intenção é construir um novo momento na cidade e manter as entidades empresariais alinhadas ao Governo”, explicou o Prefeito. Jorge Mario fez questão de destacar ainda o estabelecimento de parcerias com Federações, como Facerj, Firjan, Fecomércio, CDLs e Sebrae, que fornecerá técnicos para assessoramento do projeto. Segundo ele, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estará em constante sintonia com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado.

Através da análise das vocações do município, observando as atividades econômicas que atualmente sustentam a cadeia produtiva responsável pela geração de emprego e renda, será possível desenvolver ações coordenadas que deverão projetar resultados positivos tendo como base o ano de 2020. Essa análise deverá levar em consideração a Lei Orgânica e o Plano Diretor do município.

O PMDE deverá ser o manual de operação do desenvolvimento econômico sustentável de longo prazo que, após definido e aprovado, será monitorado pela sociedade civil organizada e não deverá sofrer interrupções em função da alternância político-administrativa no município. Com a elaboração do Plano, será possível planejar a execução financeira do município nos próximos anos, em ações de estímulo ao desenvolvimento econômico, bem como estabelecer prioridades nas áreas identificadas como estratégicas que, rapidamente, respondem às demandas existentes.

Teredados

Na estrutura proposta para o desenvolvimento econômico do município, o TereDados, que é a coleta, análise e processamento de dados estatísticos (econômicos e sociais) do município e região, servirá para a orientação do PMDE. Será criado ainda um Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, para apoio a projetos das micro e pequenas empresas que visam a formalidade, geração de emprego e distribuição de renda, além de mapeamento de áreas e oportunidades de negócios a serem apresentados de forma organizada a potenciais investidores.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui