Teresópolis toda na Internet

 

 

Projeto "Prefeito nos Bairros"

Primeira ação aconteceu em São Pedro

Prefeito Jorge Mario, Secretários e Vereadores atendem a comunidade - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 03/02/2010 - Cumprindo um compromisso de campanha, o Prefeito Jorge Mario está estabelecendo uma nova forma de parceria com a população. Com o objetivo de manter contato direto com os cidadãos, para ouvir suas reivindicações e sugestões, o Governo Municipal lançou em São Pedro, no último sábado, 30 de janeiro, o projeto ‘Prefeito nos Bairros’.

A cargo da Secretaria de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias e sob a coordenação da Primeira-Dama Claudia Sedlacek, o projeto tem a orientação da Secretaria de Governo e conta com o apoio logístico da Ouvidoria. Foram atendidas mais de 150 pessoas.

Sec. Maurilio Schiavo atende a população - Foto: Marco Esteves“O projeto nasceu dentro de casa, numa conversa com a minha mulher, a primeira-dama, sobre como poderíamos aproximar a Prefeitura da comunidade. A lógica é a seguinte: o Prefeito vai pra rua, aperta a mão das pessoas, conversa informalmente. Isso também é importante, mas do ponto de vista prático é preciso fazer com que a administração funcione com mais eficiência e que as pessoas sintam que estão sendo atendidas efetivamente. Por isso, idealizamos este projeto itinerante que vai passar por todos os bairros de Teresópolis”, explicou Jorge Mario.

A primeira-dama, Cláudia Sedlacek, também ressaltou a proximidade do Governo com as comunidades. “Observamos que em geral os governos mantêm certa distância da população. Esse projeto tem esse objetivo principal, que é aproximar o Prefeito e os Secretários dos moradores. Essa proximidade dará mais agilidade ao andamento da administração municipal. São Pedro é o primeiro bairro a ser contemplado, mas passaremos por todos os bairros”.

Equipe do governo atendeu às demandas da população - Foto: Marco EstevesO projeto será levado a cada uma das dez regiões em que Teresópolis foi dividida no processo de implantação do Orçamento Participativo. Com isso, o ‘Prefeito nos Bairros’ começou pela Região 1, que abrange os bairros de São Pedro, Granja Primor, Pimentel, Rosário, Perpétuo, Morro do Tiro, Funcionários e vizinhança. O atendimento aconteceu das 8h às 17h, na Escola Municipal Professora Aclimea de Oliveira Nascimento. Além do agendamento com o Prefeito e com os secretários, o dia contou com palestras, recreação infantil, teatro e medição de pressão arterial.

“Ficamos durante toda a semana realizando os agendamentos. As maiores demandas foram para as secretarias de Serviços Públicos, Educação, Saúde e Segurança Pública. Com relação à segurança pública, a grande maioria das questões são ligadas ao trânsito e aos transportes.

Na educação, a maior demanda é por vagas em creches. Na saúde, há solicitações sobre remédios e agendamento de consultas. Para a Secretaria de Serviços Públicos há pedidos sobre asfaltamento e iluminação pública. A Prefeitura mudou-se para São Pedro para atender as pessoas e mostrar o que faz pela cidade”, indicou Denise Lobato, Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias.

Secretários atendem os moradores

Saúde foi outra pasta bastante procurada pelos moradores. Ângela Motta, manicure, fez o pedido de autorização de um exame de endoscopia para a Secretaria de Saúde. “É muito bom ter esse acesso direto ao Secretário, é uma grande oportunidade para pedirmos o que necessitamos. Preciso fazer a endoscopia e agora acredito que vou conseguir”. Além do atendimento junto ao Secretário, Dr. Maurílio Schiavo, a Secretaria disponibilizou uma equipe para realizar a medição da pressão arterial da população, além de funcionários da odontologia para a oficina de escovação.

Questões ligadas ao trânsito foram um dos principais assuntos abordados. Diógenes Candeia, administrador, sugeriu sinalização ou presença de guarda municipal no entorno da Praça dos Expedicionários. “O entroncamento no Tiro de Guerra é confuso, pois não há sinalização nem guarda municipal no local. É difícil transitar pela parte central do bairro”. O Secretário de Segurança Pública, Laet Moutinho, lembrou que o projeto é um claro exercício de cidadania. “Aqueles que não têm a chance de ir ao gabinete do Prefeito ou a uma das secretarias, têm neste projeto uma forma de reivindicar suas demandas. De forma democrática, o Prefeito Jorge Mario prova que é gestor de toda a cidade. É uma expressão inequívoca de acesso a ele e a todo o secretariado”.

A Ouvidoria encaminhou pessoas que não estavam previamente atendidas para as secretarias afins. “Esse projeto dará muita rapidez às soluções para os bairros e é mais uma prova do compromisso do Prefeito Jorge Mario com a população. São Pedro foi o primeiro e outros bairros estão sendo agendados, bem como o interior, que também será contemplado com o projeto. Além disso, em 2010 vamos levar a Ouvidoria Geral da Prefeitura de forma itinerante às localidades distantes onde a população mais carente nunca teve voz. Nos bairros ou mesmo na Ouvidoria, cumprimos rigorosamente a determinação do Prefeito Jorge Mario de cuidar bem das pessoas e, em parceria com todos os Secretários, oferecer soluções para os problemas de cada um dando respostas à população de forma ética, profissional e atenciosa” disse o Ouvidor Geral, Ricardo Raposo.

Deputado e Vereadores marcaram presença

O Deputado Estadual Nilton Salomão e os Vereadores Cleyton Valentim, Cláudio Mello, Dr. Carlão e Dr. Habib fizeram questão de prestigiar o ‘Prefeito nos Bairros’. Nilton Salomão salientou a importância da iniciativa da Prefeitura. “Com este projeto o cidadão tem a oportunidade de estar ao lado dos governantes. Quando o gestor público atende a esse anseio está amenizando sofrimentos, ajudando a realizar sonhos e contribuindo para a valorização da administração pública”.

Dr. Carlão, líder do Governo na Câmara, também aprova a iniciativa. “É muito importante a presença do Poder Público junto à comunidade. É uma atitude inédita do Prefeito Jorge Mario. É louvável que o Prefeito traga todo a sua equipe para ouvir as necessidades dos moradores. A presença do Poder Legislativo é para mostrar que estamos juntos, apoiando ações que têm o objetivo de melhorar as condições de vida dos teresopolitanos”. Dr.Habib, Presidente da Câmara, também registrou seu apoio. “O ‘Prefeito nos Bairros’ é um projeto onde o Prefeito e os secretários se aproximam mais da população. Isso é fundamental para uma boa gestão”.

Palestras e oficina de escovação

A palestra e oficina de escovação, com Dr. Joel Dalis, coordenador da odontologia no município, fez sucesso entre a garotada. “A orientação em saúde bucal começa com a explicação sobre a escovação correta. Na verdade, todo mundo acha que sabe escovar os dentes, mas poucos sabem realmente. É preciso a orientação de um dentista para isso. Os problemas bucais mais sérios estão relacionados em sua maioria à má escovação. Por isso é muito importante orientar as crianças para que tenham dentes saudáveis quando adultos”.

Houve diversas palestras durante todo o dia para a comunidade. ‘Mulher – Direito à Cidadania e Dignidade’, foi o tema da palestra da Secretária dos Direitos da Mulher, Norma Suely e do Delegado substituto da 110ª DP, Wellington Pereira Vieira. A Secretária falou sobre a 1ª Feira Feminista de Teresópolis, que aconteceu em 2009, e sobre o Espaço Mulher, que funciona nos finais de semana na Praça Olímpica. “Realizamos a Feira Feminista, que trouxe reflexões sobre a necessidade de se dar continuidade ao projeto. Conseguimos criar o Espaço Mulher, onde a economia solidária é um dos pilares. Vamos oferecer curso de alfabetização para as mulheres que não tiveram a oportunidade de estudar na infância. Além disso teremos em Teresópolis a primeira Casa de Passagem da Região Sudeste”, declarou a Secretária. O Delegado falou sobre os índices de violência doméstica existentes em Teresópolis.

O Prefeito acentuou ainda a participação da comunidade. “Tivemos moradores que trouxeram projetos para área esportiva, social e habitacional. Os moradores acreditaram vieram e participaram ativamente. E é dessa forma que vamos conduzir nosso Governo dando a oportunidade das pessoas estarem próximas do Prefeito, sempre presente nos bairros, dando soluções aos problemas”, finalizou Jorge Mario.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui