Teresópolis toda na Internet

 

 

22 Novos agentes da Defesa Civil

Curso formou novo grupo voluntário

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil e do 16º GBM com os novos Agentes de Proteção Comunitária - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 02/02/2010 - Desde a última sexta-feira, 29 de janeiro, o grupo de voluntariado da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis conta com o reforço de mais 22 agentes de proteção comunitária.

Eles concluíram o 2º curso básico, oferecido pela Prefeitura, em parceria com o 16º Grupamento de Bombeiro Militar, dentro do programa do Governo Jorge Mario de estimular a participação da comunidade nas ações de segurança social e preservação do meio ambiente. Realizado em novembro de 2009, o 1º curso formou 22 agentes.

“Priorizando a prevenção, estamos capacitando voluntários e ensinando-os a agir corretamente em casos de acidentes, para que possam acionar o socorro de forma correta, obtendo uma resposta mais rápida e eficiente. Eles também aprendem a identificar os problemas de defesa civil e meio ambiente existentes em seus bairros, conscientizando principalmente os moradores de áreas de risco sobre a importância da preservação ambiental para evitar desastres”, explicou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Luiz Castro.

“Os agentes são cadastrados junto aos órgãos governamentais e passam a ter credibilidade quando solicitam atendimento às instituições envolvidas na prestação de socorro e de serviços essenciais à população”, completou o Subsecretário Operacional de Meio Ambiente e Defesa Civil, Octacílio da Conceição Júnior. O 3º curso de agente de proteção comunitária está previsto para acontecer em março.

O curso

Com carga horária de dez horas, o 2º curso de agente de proteção comunitária foi ministrado por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil e do 16º GBM e contou com aulas de prevenção e combate a incêndio, acidentes domésticos, primeiros socorros e defesa civil, além de noções sobre meio ambiente. No encerramento, dentro do tema primeiros socorros, o instrutor Sargento Fábio Pimentel ministrou aula sobre suporte básico de vida, ensinando os procedimentos técnicos utilizados para atender corretamente uma vítima de acidente com parada cardiorrespiratória.

Técnico em emergências médicas formado pelo Corpo de Bombeiros, ele ensinou as medidas usadas para a reanimação cardiopulmonar. Utilizando um boneco inflável, o instrutor demonstrou o atendimento correto a uma vítima de parada cardíaca, ensinando a técnica de respiração artificial e de massagem cardíaca. “O importante deste curso é que os agentes passem a atuar como multiplicadores em suas comunidades, pois agir corretamente em situações de acidentes até a chegada de ajuda especializada pode salvar vidas”, disse o Sargento Pimentel.

Aprovação

A técnica de enfermagem Débora de Resende Manhães se interessou em fazer o curso por ter afinidade com sua área de atuação profissional. “A iniciativa de realizar esse curso é muito boa para ensinar as pessoas a prestar socorro de forma correta e também a atuar na prevenção de acidentes”, opinou. O jardineiro Jonas Pereira também aprovou o curso. “Aprendi muita coisa interessante, inclusive a ajudar da forma correta quem precisa de auxílio. Estou pronto para atuar como voluntário”, comentou.

Alunos do 1º curso básico de agente de proteção comunitária participaram do encerramento do 2º curso. Entre eles o presidente da Associação de Moradores e Amigos de Campo Grande, Reimy Rodrigues da Silva, e o técnico de informática Luiz Fernando Figueiredo. “Temos procurado atuar junto aos moradores do nosso bairro, repassando as informações recebidas durante o curso”, contou Reimy. “Depois que se uniu à Secretaria de Meio Ambiente, a Defesa Civil tem tido ainda mais visibilidade”, opinou Luiz Fernando.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui