Teresópolis toda na Internet

 

 

Falta de Energia Elétrica no 3º Distrito

Prefeito cobra soluções da Ampla

Prefeito Jorge Mario em reunião que busca solução para os apagões do 3º Distrito - Foto: Marco EstevesTeresópolis, 02/02/2010 - A preocupação com a constante queda de energia elétrica e a precariedade do atendimento dos moradores do 3º Distrito de Teresópolis foram os assuntos da reunião realizada nesta última quarta, 27, na Prefeitura.

Solicitado para atuar como interlocutor da população junto à Ampla, e afirmando que a constante falta de energia compromete o desenvolvimento econômico e turístico do Município, o Prefeito Jorge Mario exigiu uma rápida solução para o problema. Participaram do encontro os secretários José Alexandre Almeida (Governo e Coordenação), Fernando Mendes (Agricultura) e Michel Al Odeh (Turismo), os representantes da área de governo da concessionária de energia elétrica, Carlos Eduardo de Souza e Rafael Hoelz, além de empresários dos setores comercial e hoteleiro e produtores rurais da região.

Padaria e açougue com o funcionamento comprometido, problemas com a irrigação da lavoura, telefones celulares mudos e hóspedes de hotéis e pousadas insatisfeitos são algumas consequências das quedas praticamente diárias de energia. “A situação é gravíssima, pois o fornecimento precário de energia elétrica compromete todas as atividades econômicas instaladas naquela região. É no 3º Distrito de Teresópolis que se concentra a maioria das propriedades rurais responsáveis pela produção das cerca de 70% das hortaliças que abastecem o mercado consumidor no Rio de Janeiro. Também fica na região o Circuito Turístico Tere-Fri, com sua rede de hotéis e pousadas e demais atrativos naturais que movimentam o turismo. Como Prefeito de Teresópolis não posso me omitir”, salientou o Prefeito Jorge Mario.

“É necessário que a Ampla apresente com urgência um planejamento de ações a serem adotadas a curto, médio e longo prazos para sanar esse problema”. O Prefeito já acionou a cúpula do Governo do Estado relatando o problema e pedindo apoio junto ao presidente da Ampla.

Em outra reunião, também realizada na última quarta, 27, integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável aprovaram por unanimidade o envio de ofício à Ampla e ao Ministério Público Estadual solicitando providências para a regularização do fornecimento de energia elétrica no 3º Distrito. “A ampliação de carga elétrica naquela região é fundamental para colocarmos em prática o planejamento estratégico do Governo Jorge Mario, que vai investir no aumento do valor agregado da produção através do fomento da agroindústria”, explicou o Secretário de Agricultura, Fernando Mendes.

Graves prejuízos

Proprietário de um supermercado na localidade de Bonsucesso, o empresário Idenir Santos disse que há anos sofre com as constantes quedas de energia elétrica. Sem luz, os equipamentos de sua padaria e a câmara frigorífica do açougue não funcionam, causando prejuízo financeiro. “Às vezes passamos um dia inteiro sem energia. É um problema que ocorre há vários anos. Procuramos o Prefeito Jorge Mario para que ele intervenha em favor da população, como importante líder político que é”, disse Idenir.

Produtor rural da localidade de Mottas, com uma produção diária de 1.200 caixas de verduras, Ordener Santos de Almeida também contabiliza prejuízos. “Sem luz não tem como ligar as bombas dos poços artesianos para irrigar a plantação. Trinta famílias que trabalham na minha propriedade estão até pensando em desistir de trabalhar na agricultura”, reclamou.

O setor hoteleiro do 3º Distrito também é prejudicado com a falta de energia diária e com a baixa voltagem. “Os equipamentos do hotel não funcionam, gerando reclamações dos hóspedes, que também ficam sem internet e sem telefone celular. Isso faz com que percamos mercado”, comenta Nauro Grehs, Diretor do Hotel São Moritz, em Vieira, e Presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau. “É fundamental a interlocução do Prefeito Jorge Mario, para dar mais força e nos representar junto à Ampla na busca de solução imediata”, acrescentou Nauro.

Próxima reunião

Segundo os representantes da Ampla, a concessionária assumiu os serviços de energia elétrica no 3º Distrito no final de 2008, no lugar da Certef – Cooperativa de Eletrificação Rural Teresópolis-Friburgo, pegando uma rede de aproximadamente 300 quilômetros de extensão bastante deteriorada. Apesar de ter investido cerca de R$ 1 milhão até setembro de 2009, ainda não foi possível executar um plano para corrigir a sobrecarga no circuito, problema responsável pelas constantes quedas de energia elétrica.

Depois de ouvirem as principais demandas de empresários, moradores e produtores rurais da região, os representantes da Ampla marcaram um novo encontro para o dia 5 de fevereiro, às 11h, na Prefeitura, com a participação de profissionais da gerência regional da concessionária. Eles garantiram que, até lá, serão buscadas alternativas para solucionar os problemas emergenciais apresentados durante a reunião desta última quarta. Além disso, será apresentado um planejamento de ações estratégicas e de investimentos para a melhoria da rede de abastecimento de energia elétrica do 3º Distrito.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui