Teresópolis toda na Internet

 

 

Você sabe fazer Coleta Seletiva?

Oficina de capacitação no dia 03

Teresópolis, 28/01/2010 - A Secretaria de Estado do Ambiente, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, promovem no dia 3 de fevereiro, a 3ª oficina de capacitação sobre coleta seletiva solidária.

Destinado a professores, profissionais de saúde, líderes comunitários e representantes de órgãos governamentais e entidades não-governamentais, o curso acontecerá das 9h30 às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Avenida Feliciano Sodré, 1083/3º andar – Várzea).

Coordenada pela Gerência de Educação Ambiental do Inea, a oficina tem como pautas a apresentação das ações realizadas até o momento, o passo a passo da implantação da coleta seletiva solidária nos órgãos públicos, o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (PROVE) e discussão sobre os indicadores de sustentabilidade.

A oficina faz parte do Programa de Capacitação de Gestores Públicos Municipais, que integra o Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (PEGIRS) e que vem sendo realizado nos municípios de Arraial do Cabo, Maricá, Mendes, Nilópolis, Nova Iguaçu, Porciúncula, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Valença e Teresópolis. A nossa cidade fez um encontro preparatório no dia 13 de julho de 2009, seguido por duas oficinas, promovidas nos dias 6 de outubro e 23 de novembro do ano passado.

A implantação da coleta seletiva solidária segue o planejamento da Prefeitura Municipal de destinação final do lixo em Teresópolis e foi iniciada em dezembro. A coleta de materiais recicláveis, como vidro, plástico e papelão, começou em janeiro, em doze bairros e localidades, da cidade e do interior. Numa ação de sensibilização, agentes da Secretaria de Meio ambiente percorrem as comunidades para informar os moradores sobre como é feito o recolhimento.

A coleta seletiva é chamada de solidária porque todo o material recolhido está sendo entregue à Associação de Catadores Serrana, formada pelos 34 catadores que atuam no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos do Município. Eles foram capacitados por profissionais da Circus, instituição contratada pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e com a Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), conforme o previsto na legislação de responsabilidade pós-consumo (Lei Estadual nº 3369/2000).

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui