Teresópolis toda na Internet

 

 

Transporte Escolar em vistoria

Divisão de Trânsito atende Lei Municipal

Foto: Marco EstevesTeresópolis, 28/01/2010 - Atendendo ao previsto na Lei Municipal 2.491/2006, que regulamenta o transporte escolar em Teresópolis, e tendo em vista a proximidade do início das aulas, no dia 8 de fevereiro, a Coordenadoria de Engenharia de Tráfego da Secretaria Municipal de Segurança Pública realizou, entre os dias 20 e 22, a vistoria obrigatória dos veículos que prestam o serviço na cidade. A verificação aconteceu na Praça Higino da Silveira, no Alto.

“A vistoria verifica os equipamentos obrigatórios de segurança e conforto do veículo. Durante o procedimento, o condutor apresenta toda a documentação exigida para a exploração do transporte de estudantes. Esta vistoria faz parte de uma política preventiva para o ano letivo, que será iniciado dia 8 de fevereiro”, explicou o Secretário de Segurança Pública, Laet Moutinho.

Os carros aprovados recebem alvará conferido pela Lei Municipal, que além de estabelecer normas para o licenciamento dos condutores e o funcionamento do transporte escolar, também atende às exigências do Código de Trânsito Brasileiro e da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis. Caso seja constatada alguma pendência, o proprietário do veículo terá até o dia 30 deste mês para cumprir as exigências da lei.

Cleiver Freitas trabalha há oito meses com transporte escolar e passa pela segunda vistoria, que é realizada a cada seis meses. Ele acredita que a verificação dos veículos é importante tanto para a segurança das crianças transportadas quanto para os condutores. “Além da vistoria da Prefeitura, que é muito importante para a segurança dos estudantes e nossa também, faço revisões periódicas na van. Precisamos estar sempre atentos aos pequenos problemas que aparecem, pois levamos vidas, o bem mais precioso que existe”, comentou Cleiver Freitas.

Primeiro veículo a passar pela vistoria foi o de Maria Cristina Mendes da Costa. Há 13 anos no ramo de transporte escolar, primeiro como auxiliar de motorista e há cinco anos como condutora, Maria Cristina também preza pela segurança e conforto das crianças. “Faço questão de que as crianças usem o cinto. Além disso, fiz curso de direção defensiva que ensina noções de primeiros socorros. Espero não precisar usar esses conhecimentos, já que nunca me envolvi em acidentes, mas se precisar, saberei como agir”.

Responsável pelas vistorias, o Coordenador de Engenharia de Tráfego, Márcio Salomão, ressalta que ao contratar este tipo de serviço os pais devem ficar atentos e verificar se o condutor tem a autorização da Prefeitura para atuar na área e conferir também se o veículo está em boas condições. “Fazemos um apelo aos pais para que estejam alerta quando precisarem do serviço de transporte escolar. Pedimos que eles solicitem a documentação comprovando a nossa autorização e além disso verifiquem as condições da van. Se tiverem dúvidas, podem entrar em contato com a Secretaria de Segurança Pública que os auxiliaremos. Basta ligar para 3642.8357”, destacou o Coordenador.

O transporte escolar é uma concessão do poder público que, pela legislação do município, só pode ser prestado por empresas e estabelecimentos de ensino, cooperativas ou associações legalmente constituídas, como a Acote – Associação dos Condutores de Transporte Escolar de Teresópolis, que também atende às exigências do Código de Trânsito Brasileiro e da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis.

Para o Presidente da Acote, Carlos Cortázio, a vistoria é importante pois ressalta a responsabilidade e o cuidado que os concessionários devem ter. “Estamos sempre atentos aos itens obrigatórios e às orientações da Prefeitura e da Vara da Infância e da Juventude. O alvará para funcionar indica que passou e está apto a circular no município”, lembrou Carlos Cortázio.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui